Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ultrassonografia Natural: conheça seu surgimento e funcionalidade

Professora da Faculdade UNINASSAU Caruaru explica a história desse método e como ele vem ajudando as gestantes
Assessoria de Comunicação Por: Berg Braga 08/01/2018 - 18:32 - Atualizado em: 08/01/2018 - 18:33
Imagem mostra pintura em barriga de gestação
O método tem sido amplamente disseminado no Brasil

Uma das grandes novidades da área de Enfermagem, que vem sendo bastante divulgada e praticada entre as gestantes nos últimos meses, é a Ultrassonografia Natural. Esse método é caracterizado por um desenho do feto nas gestantes em sua volta, que busca identificar o posicionamento correto do feto e que representa de forma mais real a vida intrauterina.  A enfermeira obstetra e professora do curso de Enfermagem da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Nayara Sousa, traz a história desse método e explica melhor sobre ele.  

‘’A Ultrassonografia Natural surgiu em 1990, através da parteira mexicana Naolí Vinaver, que desenvolveu o método durante sua quarta gestação, quando um de seus filhos pequenos constantemente desenhava em sua barriga um boneco representando seu irmão que estava no útero. Naolí observou a ansiedade da família e passou a realizar o desenho do feto nas gestantes em sua volta’’, explica Nayara Sousa. Ela ainda ressalta que Naolí identificou a ultrassonografia natural como um mecanismo de humanização da assistência, principalmente porque grande parte das gestantes que atendia eram camponesas, sem acesso às tecnologias.

A professora e enfermeira explica que, hoje, o método tem sido amplamente disseminado, e que existem evidências que associam à prática a melhora da condução do trabalho de parto. ‘’Por tal razão, a mesma só é indicada após as 37 semanas de gestação, onde a mulher já está entrando no 9º mês e o feto esteja pronto para o nascimento. A prática é associada a uma despedida da gestação e, segundo inúmeros relatos, existe uma grande contribuição para mulheres entrarem em trabalho de parto após esse evento’’, afirma.

A profissional destaca ainda que é importante diferenciar a Ultrassonografia Natural e a Arte Gestacional. ‘’A ultrassonografia Natural só poderá ser realiza por um profissional da área (enfermeiro obstetra ou médico obstetra), que através do exame clínico poderá identificar a apresentação fetal e realizar a pintura. Já a arte gestacional, são desenhos feitos na gestante segundo seu desejo, que também dispõe de grandes contribuições, pois o momento da elaboração da arte uni familiares, fortalece os vínculos e produz relaxamento. A arte gestacional poderá ser desenvolvida por qualquer pessoa’’, explica a professora e enfermeira.

Comentários