Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Último dia do Congresso de Direito acontece em Salvador

O evento foi finalizado neste sábado (21) e teve realização da Faculdade UNINASSAU Salvador
Assessoria de Comunicação Por: Natali Reis 21/10/2017 - 21:00 - Atualizado em: 24/10/2017 - 12:00
Imagem mostra homem conferindo uma palestra
O tema central foi “Hermenêutica, Processo e Direitos Fundamentais”
De 19 a 21 de outubro, profissionais, estudantes e pesquisadores se reuniram no Fiesta Bahia Hotel, e conferiram o III Congresso Brasileiro de Processo Constitucional que teve seu último dia neste sábado e teve como tema central “Hermenêutica, Processo e Direitos Fundamentais”. O evento foi uma realização da Faculdade UNINASSAU Salvador.
 
A manhã do Congresso de Direito teve início às 8h30, com o conferencista Ricardo Macau, que é doutor e mestre em Direito. O tema da palestra foi “Processo Constitucional Democrático”. Ele falou sobre sua trajetória profissional e abordou como o Direito Internacional influenciou a organização dos estados. Logo após, o advogado Gabriel Marques debateu o Controle da Constitucionalidade. O pós-doutor e professor membro do Conselho Científico do Instituto de Hermenêutica jurídica, Bernardo Gonçalves, discutiu “Como lidar com a democracia no poder judiciário”.
 
Em seguida, os congressistas conferiram um talk-show que debateu o tema: “Diálogos entre os direitos materiais e novo CPC”, com o doutor e mestre em Direito Público e Evolução, Marcelo Ribeiro. “O novo CPC permite que o juiz considere peculiaridades de cada caso”, disse. Na ocasião, o mestre em Direito e especialista em Direito Processual, Darlan Barroso, abordou “jurisprudência defensiva”, falou do dever ético para auxiliar a atividade jurídica e citou o sistema judiciário dos EUA, apontando as diferenças entre o Brasil. Já o doutor e mestre Direito, Alexandre Freire, finalizou o talk-show com abordagem sobre a Advocacia Colaborativa. “Temos a cultura da sentença”, enfatizou.
 
No período da tarde, a pauta discutida foram os “15 anos do Código Civil: Dilemas e Perspectivas”, ministrada pelo advogado e professor Rubem Oliveira. Para finalizar, o último tema abordado foi "A Operação Lava Jato a integridade do Estado Democrático de Direito", que foi presidida pelo coordenador do curso de Direito da Faculdade UNINASSAU Salvador, Vinicius Maia, com as conferências dos professores da instituição, Themis Saback, George Carvalho e de Mateus Abreu.
 

Comentários