Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Três meses para o fim do ano: veja como definir metas para sua carreira profissional!

Separamos uma lista para te ajudar, confira!
Rebeca Ângelis Por: 01/10/2024 - 09:10 - Atualizado em: 05/10/2021 - 10:44
Faltam três meses para o término do ano de 2021. E é nesse período que começa a temporada de reflexões sobre autoconhecimento e alcance dos objetivos profissionais.
A especialista em Recursos Humanos Monnique Albuquerque explica que é nesse momento que muitos refletem sobre a criação de metas. No entanto, é preciso lembrar delas durante o ano todo: “Se não estiver mentalizando essas metas frequentemente, você não consegue alcançar o que quer. Sem se dar conta, já se passou um dia, uma semana, um mês… e você não conseguiu chegar onde queria.”
 
A especialista lembra ainda que esse período é propício para mentalizar as metas do ano seguinte e organizar tudo já de agora. E para saber exatamente o que definir como meta é necessário um autoconhecimento pessoal.
 “Se você sabe responder quais são as suas 3 principais metas do ano, por exemplo, é sinal de que está em um bom caminho. Caso contrário, é importante ir atrás destas respostas antes mesmo que o ano se finde”, explica Monnique.
 
Passado esse processo, o planejamento se torna um grande aliado para a conquista dos seus objetivos a serem traçados. Separamos uma lista para te ajudar, confira!
 
1 - Você precisa ter uma meta SMART
S-Specific(Específico)
M-Mensurable (Mensurável)
A- Achievable (Alcançável)
R- Relevant (Relevante)
T- Time (Temporal)
Segundo a especialista, isso significa que você precisa:
·         Ter uma meta muito específica para saber exatamente o que você quer alcançar. 
O que exatamente você quer atingir?
·         Saber quais são os indicadores que irão mostrar quando você conseguir conquistar os objetivos definidos.
Como você vai medir a sua conquista? O que irá provar que você está avançando?
·         Garantir que a sua meta é alcançável
Quais são os fatos e os dados que mostram que é possível atingir esse objetivo?
·         Ter claro qual é o propósito por trás das suas escolhas
Por que essa meta é relevante para você? Como ela vai impactar positivamente a sua vida, a vida das pessoas ao seu redor e da sociedade? 
 
2 - Reconheça suas habilidades
Se seu objetivo é saber como crescer na carreira, por exemplo, é importante reconhecer as suas habilidades profissionais. Para isso, é crucial uma avaliação pessoal, que possa envolver a compreensão de quem você é, e quais suas qualificações desejáveis para entender aonde quer chegar e o que deseja.
Monnique ressalta que é importante analisar os pontos fracos e fortes, ou seja, aquilo que deve ser melhorado e desenvolvido, bem como suas visões e valores: “Para que tudo se torne mais compreensível, pegue uma caneta e papel para anotar as suas constatações.”  
Algumas perguntas que podem ser feitas são:
  • Quais são as minhas aptidões e gostos?
  • De que maneira eu consigo trabalhar melhor?
  • Quais são as minhas características mais valiosas?

3 - Hora de definir os prazos

Após definir os objetivos, chegou a hora de traçar os primeiros passos das suas metas de carreira. E a melhor maneira de fazer isso é definindo prazos para que sejam concretizados. Alguns exemplos incluem:
  • Fazer um curso de especialização no campo desejado: prazo de 4 anos;
  • Aperfeiçoar os conhecimentos em uma segunda língua: prazo de 2 anos.
A especialista endossa: “Por mais que esses prazos sejam essenciais, é relevante ter em mente que a execução de uma meta requer paciência, foco, disciplina e determinação. Afinal, é uma evolução que tende a ser gradual”.
 
4 - Desenvolva sua visão de carreira
A especialista explica que outra dica importante é estimar o que você espera para a sua vida profissional. Um ótimo exercício é o da visualização. Assim, imagine como gostaria de estar daqui a dez anos, por exemplo. Envolva todas as áreas da vida, não apenas a profissional: financeira, amorosa, social e pessoal.
Nessa fase, também é necessário ficar por dentro das tendências de mercado e a perspectiva para o futuro da sua especialidade de interesse. Isso auxilia — e muito — a traçar objetivos viáveis e a desenvolver uma visão profissional que pode se realizar nos próximos anos.
 
5 - Use a graduação e pós-graduação a seu favor!
Sabia que as metas mais complexas só são alcançadas quando temos um diploma em mãos? Por isso, fazer uma graduação ou abranger sua linha de conhecimento em uma pós-graduação na área de interesse deve ser a maior prioridade.
Reconhecida no mercado e com grande número de empregabilidade, a UNINASSAU conta com professores altamente capacitados e atuantes na profissão, trazendo dicas e conselhos para você se dar bem na carreira.
Além disso, quem estuda em nossa instituição de ensino conta com benefícios exclusivos, como acesso ao plano de Carreira, atividades extracurriculares que ajudam a desenvolver habilidades complementares para se tornar um profissional de sucesso e que o mercado procura.
 
Defina já as suas metas! Quer saber mais? Escolha um curso!
 

Comentários