
Por: Paulo Feijó
Cerca de duas mil pessoas acompanharam as palestras do último dia do VII Congresso Multidisciplinar de Saúde, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento, promovido pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, contou diversos nomes de destaque na área da saúde.
Uma das palestras mais concorridas do dia abordou a relação das pessoas com a comida e as diferentes abordagens de dietas. Explicando as diferenças entre “Mindful eating” e “Intuitive eating”, a professora e nutricionista Luciana Orange destacou que ambas têm relação com a forma como os indivíduos lidam com a alimentação e explicou que o nutricionista tem o papel de identificar essas características nos pacientes.
“Essas abordagens aparecem bastante no momento da conversa com o paciente. A escuta ativa tem um papel fundamental nas abordagens comportamentais. Então, muitas vezes, essa avaliação depende de o próprio profissional perceber o que aquele indivíduo traz”, explicou a professora.
“Ética nas pesquisas científicas”; “Atuação biomédica na hemoterapia”; “Exercícios físico para pessoas com diabetes”; “Atendimento nutricional na oncologia”; “Saúde Mental”, foram outros temas abordados durante o último dia de Congresso. Os estudantes também foram destaque nas atividades, tendo a oportunidade de apresentar trabalhos acadêmicos, além de expor suas pesquisas no hall de entrada.
Os participantes ainda contaram com diversos stands que trouxeram novidades para o mundo profissional e acadêmico dentro da saúde. A exemplo do Peixe 30, uma nova rede social com foco na nova geração de profissionais.
Comentários