Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Terapia acessível a toda população na Clínica-Escola de Psicologia da UNINASSAU

Com atendimento a valores simbólicos, a clínica acolhe pessoas de todas as faixas etárias, democratizando o acesso ao tratamento psicológico
Por: Paula Brasileiro 05/01/2017 - 09:39 - Atualizado em: 16/10/2019 - 07:53
Clínica-Escola de Psicologia da UNINASSAU
Os atendimentos são abertos à toda população
No mundo moderno em que vivemos, inúmeras são as angústias que nos cercam. Trabalho, trânsito, violência, corrupção, crise econômica, e a depressão já foi considerada o grande mal do século 21. A ansiedade também é um dos grandes problemas dos nossos tempos - quatro entre 10 brasileiros apresentam a doença, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom).  Para ajudar as pessoas a lidarem com esta realidade, a Clínica-Escola de Psicologia da UNINASSAU oferece atendimento psicológico, a preços simbólicos, com sessões marcadas e, inclusive, plantões durante todos os dias da semana.
 
A clínica funciona desde 2010 oferecendo psicoterapia individual para pessoas de todas as faixas etárias. Quem realiza os atendimentos são os estudantes de Psicologia da UNINASSAU, que são acompanhados e orientados pelos professores. A coordenadora da unidade, Sandra Aoum, explica como funciona o estágio: "Aqui nós fazemos uma ponte entre o que os alunos adquirem em sala de aula com o que a sociedade necessita". Eles começam a atuar a partir do oitavo período e, além da experiência clínica, podem desenvolver outras habilidades : "A gente trabalha em cima do tripé ensino, pesquisa e extensão. Contemplamos a parte da graduação e a prática que deve ser cumprida; os atendimentos e o estágio proporcionam a eles também um espaço para desenvolver pesquisas através de elaborações de TCC e artigos que podem ser publicados depois; e extensão porque é um braço do curso que se estende à sociedade através da prestação do serviço", diz Sandra. 
 
Graciepaula Oliveira é uma das alunas que atendem na clínica. Atuando na área há cerca de um ano, a estudante garante que a vivência dá um outro sentido à formação: "Aqui a gente vai adquirir a prática para nosso futuro lá fora, é bastante enriquecedor", diz. Ela comenta que o estágio é o momento de praticar o que foi visto em aula, mas que a realidade costuma ir um pouco além das teorias estudadas: "Quando nos deparamos com pessoas em sofrimento, vemos que é muito diferente do que havíamos planejado. Por isso, sempre temos um acompanhamento dos professores para nos auxiliar". A futura psicóloga também coloca que a diversidade de casos e faixas etárias, com as quais os alunos lidam no dia a dia, os ajudam a criar um 'jogo de cintura' para o exercício da profissão no futuro. "É muito gratificante pra gente, é uma satisfação muito grande estar aqui", comemora. 
 
SERVIÇO
O quê: A Clínica-Escola de Psicologia
Para quem: Atende crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os atendimentos são individuais.
Que horas: Das 8h às 20h, de segunda a sexta,
Onde:  Rua Ana Angélica, 45, bairro do Derby - no período de férias não há expediente. Também há atendimento em regime de plantão e todas as pessoas que procuram o serviço são acolhidas pela equipe, aqueles que porventura não se encaixarem no perfil de pacientes da clínica são encaminhados para outros serviços da rede pública.
Quanto: As sessões são individuais e semanais e custam um valor simbólico.
Mais informações e agendamentos: (81) 2121-5922. 
 
Conheça um pouco mais sobre a Clínica-Escola de Psicologia conferindo nosso vídeo abaixo:

Comentários