Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Tempos modernos provocam ansiedade patológica

Curso do Projeto Capacita vai abordar temas como avanços tecnológicos e competitividade que fazem indivíduos desenvolverem transtornos que atrapalham o dia-a-dia
Assessoria de Comunicação Por: Vinicius Albuquerque 07/07/2017 - 10:24
Imagem mostra uma pessoa com problemas de ansiedade
A palestra contará com explanações teóricas e algumas orientações dentro da prática da yoga
A Faculdade UNINASSAU realiza no próximo sábado (08), das 8h30 às 17h30, em Natal o curso gratuito "Ansiedade e Tempos Modernos" dentro de mais uma edição do projeto Capacita. Voltada para estudantes de Psicologia e profissionais da área, a palestra também é acessível para os interessados no assunto, visto que contará com explanações teóricas e algumas orientações dentro da prática da yoga, uma das técnicas que auxiliam os ansiosos patológicos a relaxarem.
 
“A ansiedade é uma reação natural do cérebro que faz com que o indivíduo se preocupe diante de uma situação. Isso é natural. Imagine o que seria se, por exemplo, uma pessoa não se sentisse um pouco ansiosa com uma prova ou uma entrevista de emprego que vai fazer. Provavelmente, ela não se prepararia da maneira adequada. O problema é quando essa ansiedade vai além e começa a prejudicar o dia-a-dia”, explica a psicóloga Ariela Moreira, mestre em Psicobiologia e professora da Faculdade UNINASSAU em Natal. Ela será responsável por um dos momentos da palestra.
 
Tremores, falta de ar e insônia são alguns dos sintomas de que a ansiedade pode estar fora de controle. Além destas reações físicas, o ansioso patológico tem uma tendência a pensamentos catastróficos, ou seja, diante de qualquer situação, ele espera sempre o pior resultado possível. “Geralmente, os sintomas surgem na adolescência, mas o dia-a-dia moderno provoca mais pressão na escola, na faculdade ou no ambiente de trabalho. As pessoas sentem a necessidade de darem respostas rápidas a tudo e estão mais individualistas”, completa Moreira.
 
Apesar de incômoda, a ansiedade patológica não tem cura. Entretanto, algumas técnicas podem ajudar os indivíduos a controlarem os sintomas e conviverem com o transtorno. Uma delas é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) que trabalha sob a perspectivas de que pensamentos levam a comportamentos e crenças. Isso significa dizer que pensamentos negativos provocam reações e comportamentos ruins, fazendo a pessoa entrar em um ciclo vicioso de preocupações, muitas vezes, infundadas. A TCC busca fazer com que, mudando os pensamentos, o paciente interprete de maneira mais clara as situações.
 
O curso Ansiedade e Tempos Modernos será realizado no campus do bairro de Capim Macio, localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 1514.
 

Comentários