O ato de sorrir, gargalhar e levar a vida com bom humor começa a ser desenvolvido desde o nascimento. Por isso, pode parecer algo tão natural, que muitas vezes passa despercebido durante a correria do dia a dia. Entretanto, a risada pode gerar diversos benefícios, principalmente para a saúde mental. Além de unir as pessoas e promover um vínculo entre elas, fortalecendo os laços humanos e pessoais, tal ação estimula o sistema imunológico, aumenta a autoestima e causa o relaxamento do corpo.
O simples fato de sorrir pode chegar a movimentar até 80 músculos do corpo humano, entre eles encontra-se o coração. Dessa forma, o sorriso atua na redução do estresse causado pelas adversidades da vida. Para a psicóloga e professora do curso de psicologia da UNINASSAU Caxangá, Larissa de Oliveira, o bom-humor diminui a intensidade dos sentimentos negativos e a tensão física. “Ao gargalhar, é liberado a serotonina e a endorfina, substâncias que geram a sensação de bem-estar, prazer e alegria, diminuindo assim, os riscos de ansiedade e depressão”, comenta.
Entre outros benefícios, o estado de felicidade tende a aguçar o amor-próprio e manter os indivíduos mais relaxados. Segundo Larissa, o sorriso ajuda a manter o equilíbrio emocional e alto astral. “Assim, traz inúmeros benefícios à saúde mental, dentre eles: reduz o estresse, aumenta a autoestima, estimula a criatividade, promove qualidade de vida, auxilia na capacidade de resiliência e fortalece os laços sociais e afetivos”, explica.
Portanto, é possível dizer que o ditado popular “Rir é o melhor remédio” tem um fundo de verdade. Afinal, uma ação que parece tão simples é capaz de interferir positivamente nas emoções e sentimentos. Além de promover relações interpessoais e evitar o surgimento de doenças.
Comentários