
Engana-se quem acha que o curso de Sistemas da Informação limita-se apenas à área de manutenção de computadores. O curso de graduação tem uma abordagem bastante abrangente, que vai desde programação de software, manutenção, suporte, implantação, até gerência de sistemas.
Isso significa que o profissional formado nessa área estará apto não só a programar sistemas informatizados, como gerenciar projetos e equipes de suporte, desenvolvimento e implantação de softwares, o que dá a estes profissionais uma capilaridade ampla dentro do mercado de trabalho.
Um curso polivalente
Segundo o coordenador do curso da UNINASSAU, Charles Everton, o curso desenvolverá a capacidade dos alunos de lidar com processos de gestão de recursos tecnológicos para melhorar o desempenho das empresas. “ No curso, o estudante deve se familiarizar com as metodologias adequadas a desenvolver as melhores soluções em termos de tecnologia para as empresas, melhorando o desempenho de seus processos e reduzindo os custos operacionais”, afirma.
Durante a graduação, os alunos terão uma gama de disciplinas para desenvolver suas habilidades práticas como: análise e projeto de sistemas, banco de dados, organização e arquitetura de computadores, inteligência artificial, segurança da informação, dentre tantas outras disciplinas.
Além das matérias que os alunos cursam durante a graduação, há também a possibilidade de realizar uma pós, pois existem muitas ênfases no mercado. Segundo afirma Charles, “as áreas de realidade virtual, inteligência virtual, big data e analytics, internet das coisas, robótica e segurança da informação são especializações que estão em alta”.
Mercado aquecido
E o mercado de trabalho também tem trazido ótimas perspectivas para os profissionais de Sistemas da Informação, especialmente no que se refere à segurança dos dados e informações das empresas. “O cenário é bastante animador. O mercado de tecnologia da informação está em constante crescimento.Em 2016, a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação - Brasscom, divulgou que cerca de 50 mil postos de trabalhos estavam abertos para profissionais qualificados nessa área. A remuneração também é bastante atrativa, pois o salário média deste profissional é em média R$ 3.164,21 reais”, conclui o coordenador.
A prática aliada à teoria
Para a estudante Larissa Teixeira, 20, sistemas da informação é “criar soluções para problemas reais, é pensar fora da caixa”. Segundo ela, o curso permite que o aluno coloque muito em prática as coisas que vivenciou em sala de aula. “Eu gosto como os professores mostram aos alunos que Sistemas da Informação não se resume a programação” afirma.
A também estudante Maely Gitay, conseguiu algo que muitos graduandos desejam: um emprego em sua área antes mesmo de se formar. “Eu fazia um curso técnico na área de Tecnologia e Redes de Computadores e após a conclusão do curso me interessei mais em buscar informações sobre a área. Durante a graduação tive a oportunidade de estagiar e na época de renovarem o meu contrato passei numa seleção para profissional e hoje estou empregada” conta a aluna que já está no 7° período do curso.
E você, já pensou em fazer Sistemas da Informação? Conta pra gente!
Comentários