Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Simpósio trata sobre relação humanitária dos médicos com pacientes

A empatia é fundamental não somente no diagnóstico, mas no tratamento das doenças
Assessoria de Comunicação Por: Luisa Cedrim 24/10/2016 - 10:03
Imagem mostra médico conversando com paciente
A proposta é sensibilizar os estudantes de Medicina que ainda não despertaram para a humanização médica

Ultrapassar os procedimentos e formar humanos engajados com o tratamento e cuidado com o próximo. Esse é um dos objetivos da graduação em Medicina, oferecida pela UNINASSAU- Centro Universitário Maurício de Nassau. Para endossar ainda mais essa relação médico-paciente, a instituição promove o Simpósio de Medicina da Pessoa entre os dias 26 e 27 de outubro. A temática escolhida é atual e dialoga com a prática da profissão: “Além da técnica: interface entre a Medicina e a Arte”.

A proposta é sensibilizar os estudantes de Medicina que ainda não despertaram para a humanização médica, ultrapassando o ambiente técnico hospitalar para demonstrar a necessidade de saber acolher o paciente. De acordo com Sandro Gonçalves, coordenador do Simpósio, são detalhes que fazem esse tratamento ganhar uma nova roupagem: um toque ao cumprimentar, saber ouvir, ter empatia. “É necessário compreender que, por trás de qualquer doença, existe uma pessoa com uma história de vida, uma família”, frisa o médico.

Na programação, estão previstos debates, mesas-redondas, além de muitas atividades voltadas para a discussão acerca da humanização das práticas.  Ainda serão abordados o uso de artifícios como a palhaçoterapia e arteterapia no tratamento de pacientes. A abertura fica por conta do poeta Jessier Quirino, que se apresenta às 18h do primeiro dia de Simpósio.

Além de debater as práticas médicas, o Simpósio também abordará temas relativos à saúde do próprio profissional. A palestra “Síndrome de Burnout nos estudantes de Medicina e profissionais de saúde”, ministrada pela Ma. Tatiana Lima evidencia como o trabalho e os estudos afetam a produtividade e o bem-estar afetam a produtividade e o bem-estar dos profissionais.

Todas as atividades acontecem no Auditório Roque de Brito Alves, localizado no Bloco B da UNINASSAU. O endereço do local é a Rua Guilherme Pinto, número 400, no bairro das Graças. A entrada é gratuita e os participantes só precisam doar um quilo de alimento não-perecível, que será repassado ao Hospital de Câncer de Pernambuco. 

Comentários