Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Seu currículo pode ficar mais rico após o isolamento

Atentos ao mercado, estudantes e profissionais podem aproveitar o tempo livre para investir em cursos. Confira as dicas dos especialistas
Juliana Mamede Por: 08/04/2020 - 18:32
.
freepik

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas pessoas tiveram que se afastar de suas atividades e ficar em quarentena. Porém, essa fase de isolamento social pode ser transformada em uma oportunidade: é possível buscar qualificação profissional e enriquecer o currículo, o que pode auxiliar o trabalhador no momento de uma seleção.

A estudante de direito Laís Ferraz conta que está usando o tempo livre para se qualificar profissionalmente. “Como não tenho expediente do estágio, bem como minhas aulas estão sendo online, estou buscando ferramentas que não me deixem ociosa. Faltam umas horas a cumprir na minha carga horária da faculdade, desse modo, aproveitei para fazer alguns cursos online que estão sendo disponibilizados pela FGV”, relata.

Laís diz que decidiu procurar qualificação nesse período pois, além de ocupar seu tempo vago e auxiliá-la com a carga horária da faculdade, é também uma forma de se capacitar. “Também é um modo de me qualificar, além disso comecei também um curso de inglês, que vai ser outro diferencial a mais para meu currículo”, comenta. “Acredito que, por mais que estejamos vivendo tempos de muita ansiedade e medo, esses cursos, além de auxiliar a preencher a mente e tempo ‘vazios’, irão me auxiliar a ser uma profissional mais qualificada, no sentido de que, por exemplo, saberei mais particularidades acerca das peças que irei elaborar, sendo um diferencial no momento que eu for participar de um processo de seleção de um emprego, e até mesmo irá me auxiliar na rotina do meu atual estágio”, complementa.

Sobre a importância de qualificar o currículo, a analista de carreira do Instituto Evaldo Lodi (IEL) em Pernambuco, Silviane Silvestre, conta que o currículo diz muito a respeito do profissional. “O currículo é sua carta de apresentação ao mercado de trabalho. É seu primeiro contato com a empresa. O currículo relata muito sobre o candidato, sobre o que ele quer para sua vida profissional, como é que está sendo a construção de sua trajetória profissional, seus interesses. Ou seja, descreve muito sobre o que o candidato deseja para si e sua carreira. Por isso, é fundamental investir em seu desenvolvimento profissional de forma estruturada e sistemática, e deixar claro em seu currículo”, explica.

Silviane indica informações que podem melhorar os currículos. “Alguns candidatos esquecem de colocar formações e experiências que serão um diferencial para vaga que ele está participando. Por isso, um currículo rico em informações sólidas e alinhado com as expectativas do mercado de trabalho, fará uma grande diferença para esse candidato, inclusive aumentará sua empregabilidade, pois ele será mais atrativo para as empresas”, conta. 

A especialista ainda dá dicas para as pessoas que estão em casa durante a quarentena e que podem usar o tempo livre nesse período para enriquecer o currículo. “Apesar de ser um momento difícil e tenso, precisamos utilizar esse tempo de uma forma positiva. Ou seja, é uma ótima oportunidade para fazermos cursos em EaD. Hoje temos uma diversidade de cursos on-line e gratuitos disponíveis na internet. É importante escolher bem, e definir que cursos podemos fazer e que tenham relação com nossa trajetória profissional. Então, pesquisar é uma ferramenta fundamental neste momento. O IEL (www.ielpe.org.br) oferta cursos gratuitos a distância na área de gestão. Os temas são variados, vão de big data e inteligência artificial à gestão financeira e elaboração de plano de negócios. E os webinars têm uma hora de duração e seus temas são: Gestão de Crises, Gestão de Talentos Remotos e Produtividade em Home Office. São 20 cursos com duração de uma a 16 horas. Excelente oportunidade de desenvolvimento. Ao definir o curso, agora é hora de elaborar um cronograma consistente e integrado com seu dia a dia. É importante que essa rotina também seja prazerosa, pois facilitará o processo de aprendizagem", orienta.

Ela continua: "Então, escolha o melhor horário, quanto tempo será disponibilizado para este curso e o local em sua residência que você executará esta formação. Outra competência relevante para realização destas formações é a disciplina no cumprimento do que você se propôs a fazer, para que este momento seja rico e produtivo. Por fim, monitore seu cronograma de curso e estabeleça metas. É essencial cumprirmos com o que nos comprometemos a executar, pois tal atitude gerará aprendizado e desenvolvimento profissional, que será um diferencial na carreira”.

Sobre a importância de qualificar o currículo e quais benefícios que isso pode trazer para um candidato, a coordenadora de recursos humanos corporativo do centro administrativo do Grupo Ser Educacional, Amanda Monteiro, conta que a qualificação dará um “bônus” ao currículo. “O currículo é  a 'porta de entrada' no processo de seleção, isto é, antes de a pessoa ir para a fase de entrevista, o currículo tem que passar pela triagem, em que o profissional de RH vai buscar dados (conhecimento/ experiência) aderentes ao perfil da vaga, logo se o currículo não for bem elaborado, a pessoa não evolui para uma seleção. Se qualificar vai gerar um incremento no currículo e o benefício é deixá-lo mais atrativo e completo, para os recrutadores, mas na realidade o benefício maior está além do papel, está no aprendizado que o profissional absorveu e isso é para a vida toda", explana a coordenadora.

Amanda também dá dicas de como qualificar o currículo, caso a pessoa não saiba por onde começar. “Se a pessoa não sabe por onde começar, vá para o básico, pacote Office e noções de outro idioma, como o inglês. É interessante também acessar sites de vagas e ver o que as empresas estão pedindo para aquele determinado cargo que você almeja. Nesse período de isolamento social, a plataforma GoKursos, que oferece cursos para qualificação profissional, pode ser uma aliada daqueles que estão com tempo livre em casa e desejam qualificar o currículo.

A GoKursos oferece qualificações nos setores de Exatas, Saúde, negócios, preparatórios, Humanas, entre outros segmentos. Podem ser encontrados cursos como Análise Estatística de Dados, Arquitetura de Software e Contabilidade Aplicada. Em Saúde, há, entre outros, cursos de Microbiologia e Parasitologia, Psicologia Positiva, Citologia, Embriologia e Histologia – todos os cursos dessa área possuem carga horária de 60 horas. Para conferir todos os cursos disponíveis da plataforma, é só acessar o site da Gokursos.

Comentários