Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Responsabilidade Social


Setembro Amarelo: mobilização contra o suicídio

Mês é marcado pela prevenção do suicídio. No Brasil, 12 mil casos são registrados por ano

Assessoria de Comunicação Por: Gabriela Campelo 20/09/2016 - 08:58
Foto mostrando um laço amarelo feito de balões de festa
A Faculdade apoia e promove o engajamento na campanha

Com base na semiótica e na psicologia, as cores são utilizadas como representações das mais diversas coisas. Câncer de mama, AIDS, câncer de próstata, autismo e suicídio são exemplos de causas representadas por cores diversas, que acabaram ganhando mais do que isso, mas também um mês específico. O mês de setembro, ainda pouco expressivo no Brasil, é tido como o da mobilização contra o suicídio. Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

É importante que a prevenção do suicídio seja um tema corriqueiro, principalmente entre os jovens, a fim de que a fala e a conscientização auxiliem na diminuição dos números, dignificando a vida. A Faculdade Maurício de Nassau, unidade Petrolina, apoia a causa e luta contra o aumento do suicídio. Durante o mês, além do laço amarelo exposto no pátio da unidade, os professores passaram a buscar formas de abordar o tema em sala de aula, levando o debate aos alunos.

No Brasil, as atividades de manifestação em prol do tema tiveram início em 2014, focadas principalmente em Brasília, estendendo-se a todo o país a partir do ano seguinte. A escolha do período deve-se ao dia 10 de setembro, que é considerado como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Apesar disso, as atividades duram o mês inteiro, quando as Instituições vestem-se de amarelo, mostrando que abraçam a causa. Atualmente o movimento tem caráter mundial.

A grande importância dada ao tema no Brasil deve-se ao fato de termos, em média, 12 mil casos por ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2015 em todo o mundo, dos quais 75% em países de média e baixa renda.

Comentários