Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Setembro Amarelo e a importância da prevenção ao suicídio

Especialista ressalta a necessidade da busca por um profissional antes mesmo de um problema de saúde mental se instalar
Assessoria de Comunicação Por: 11/09/2023 - 16:32
Por Luciana Marques
 
O suicídio é a terceira maior causa de morte entre jovens brasileiros na faixa dos 15 aos 29 anos, e a maior parte dos casos está relacionada a transtornos mentais como: depressão, bipolaridade e ansiedade. Atualmente, o Brasil anda na contramão da Europa, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem conseguido reduzir os casos de suicídio desde 2019. A professora e coordenadora do curso de psicologia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Salvador, Helen Copque, destaca a importância de o Setembro Amarelo trazer à luz da sociedade discussões mais frequentes sobre o tema da saúde mental, para, desta forma, levar informação ao maior número de pessoas possível, ajudando cada vez mais no combate do suicídio.
 
No Brasil, o movimento foi criado em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Nesse ano, a campanha tem como tema “Se precisar, peça ajuda!” e alerta para a importância não só do amparo de amigos e familiares, como, também, a necessidade de buscar pelo profissional da psicologia para a prevenção do suicídio.
 
De acordo com Helen, “a psicologia pode oferecer ações de prevenção tanto coletivas quanto individuais. A terapia alcança questões muitas vezes escondidas, que a pessoa não consegue falar nem para ela mesma. Além do autoconhecimento, o tratamento também ajudará na construção de estratégias de enfrentamento de situações e na regulação emocional. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar o problema de saúde mental se instalar para procurar por um profissional. As ações de prevenção salvam vidas.” relata.
 
A UNINASSAU Salvador conta com atendimento psicológico para população em sua Clínica-Escola de Psicologia. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (71)3505-4510. A Clínica-Escola funciona das 8h às 18h, e está localizada na Rua dos Maçons, 364, Pituba.
 
Serviço
Atendimento psicológico na UNINASSAU
Onde: Rua dos Maçons, 364, Pituba
Horário: das 8h às 18h
Telefone: (71)3505-4510

Comentários