
Pesquisas comprovam que a prática regular do exercício físico é um dos fatores responsáveis pela manutenção da saúde e qualidade de vida da população. Seguindo esta tendência, educador físico está sendo constantemente requisitado. Para discutir o papel deste profissional, foi realizada na última semana a I Semana de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aracaju.
O evento reuniu estudantes e pesquisadores para palestra, mesas redondas e minicursos acerca da importância da formação acadêmica, do exercício físico no desenvolvimento da qualidade de vida e saúde. Também foi discutido o desenvolvimento dos esportes de alto rendimento no estado de Sergipe a partir de critérios científicos.
O professor Marcos Bezerra, da Universidade Federal de Sergipe, iniciou o evento com a palestra “Quebrando paradigmas da Educação Física a partir de aspectos científicos”. O momento foi oportuno para ampliar os horizontes dos estudantes e dar acesso a opiniões diversas, o que, segundo o professor, é essencial na formação. “O evento dá subsídio pra que eles consigam, a partir de tudo que é debatido e apresentado, refletir e formar suas próprias opiniões. O nosso objetivo é formar profissionais que tenham uma condição mais consolidada de saber o que estão”, reforça o professor.
“É importante pra que eles saiam da universidade, abracem o curso, que enxerguem o curso de Educação Física como uma área da ciência tão importante quanto como qualquer outra área do conhecimento. E a nossa área tem uma grande função para o desenvolvimento do esporte e saúde da população”, ressalta o professor Silvan Silva. Ele é um dos componentes da mesa redonda que debateu sobre o exercício físico na qualidade de vida e na saúde na sociedade contemporânea.
A segunda mesa foi formada pelos professores Marcos Antônio Mattos dos Reis e Jymmys Lopes. Eles discutiram os entraves relacionados ao desenvolvimento do esporte de alto rendimento no estado de Sergipe a partir de critérios científicos.
No sábado, os minicursos se destacaram como uma oportunidade dos alunos aprenderem além de conhecimento científico, entendendo também a vivência prática da profissão.
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