Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Segundo dia do Congresso Multiprofisisonal de Saúde voltado à qualidade de vida e carreira

As conferências e minicuros se destinam aos profissionais e estudantes das áreas de Nutrição, Radiologia, Fisioterapia, Odontologia, Biomedicina, Farmácia e Enfermagem
Assessoria de Comunicação Por: Teresa Machado 11/11/2016 - 14:05 - Atualizado em: 14/11/2016 - 13:12
Imagem mostra palestrante
Congresso de Multiprofissional de Saúde em Maceió teve adesão de milhares de estudantes
Galeria: 
Congressistas lotam auditório durante palestrasCongresso Congressistas lotam auditório durante palestrasCongressista palestra no 2º Congresso Multiprofissional de Saúde Congressista palestra no 2º Congresso Multiprofissional de Saúde Congressista palestra no 2º Congresso Multiprofissional de Saúde Congressista palestra no 2º Congresso Multiprofissional de Saúde Congressista palestra no 2º Congresso Multiprofissional de Saúde Congressista palestra durante minicurso no 2º Congresso Multiprofissional de Saúde

 

A abertura das  conferências no segundo dia do Congresso de Multiprofissional de Saúde em Maceió recebeu estudantes, profissionais  e pesquisadores que tiveram a oportunidade de assistir palestras com diversas temáticas como: desafios da química forense, nutrição na qualidade de vida do paciente renal, quimioembolização de tumores hepáticos, a história da enfermagem  alagoana, dor pélvica crônica e endometriose e muito mais.

 

Abrindo as palestras para o curso de Farmácia, a conferência “Desafios da Química Forense  frente as novas drogas de abuso” foi ministrada pelo perito  criminal Ken Ichinamba. Na sequência, o mestre em Ciências da Saúde, Fernando Wagner da Silva, realizou minicurso paras os conferencistas de  Farmácia e Biomedicina sobre predição de  risco de acidente vascular encefálico em paciente com doenças falciforme.

 

Com a temática  “Quimioembolização  de tumores hepáticos”, a conferência de  Radiologia trouxe a especialista em Gerontologia, Maria Cristina Magano,  que  ilustrou os tipos de  procedimentos  utilizados  como diagnóstico e   tratamento do câncer. Ainda  pela manhã , o ciclo de palestras do curso de Fisioterapia, trouxe e para o debate temas como a fratura do fêmur proximal em idosos, ventilação mecânica não invasiva em neonatologia, a dor pélvica  e  endometriose e, por fim, a reabilitação motora de  pacientes com distúrbios  neurológicos. “O trabalho do fisioterapeuta está diretamente ligado à recuperação e qualidade de vida dos pacientes”, disse a fisioterapeuta Camila de Melo Moura, especialista em saúde do adulto e do idoso e terapia intensiva neonatal e pediátrica.

 

Os  participantes  de  Nutrição tiveram uma manhã de conferências com temáticas na qualidade de vida de pacientes renais, em estado crítico e com alergias alimentares. A mestra em Nutrição Humana na área Epidemiologia dos Agravos Nutricionais e pós-graduada em oncologia, nutricionista Cynthya Almeida, apresentou as técnicas e condutas no tratamento nutricional e cuidados paliativos. “A comida está associada ao bem estar. A nutrição trabalha diretamente no controle da sintomatologia e promoção do conforto ao paciente”, destacou.

 

No congresso de Enfermagem, os especialistas debateram sobre organização da função do enfermeiro, repercussão na saúde do trabalhador e cumprimento das normas de enfermagem. O assédio moral e tipos de prevenção ao câncer foram destaques desta manhã.  Além dos métodos preventivos, é preciso capacitar os usuários para decisões autônomas de tratamento e evitar intervencionismos e abusos. Deve-se pensar no câncer por meio da promoção, proteção e recuperação da saúde e qualidade de vida”, falou a enfermeira Maria Cristina Trezza. Na  ocasião, as  palestrantes  Regina Maria e Maria Cristina Trezza receberam a Comenda Maurício de Nassau,  Comenda Maurício de Nassau, criada através da Resolução de 4 de maio de 2004, é concedida às instituições e personalidades nacionais e estrangeiras, que, por suas qualidades, tenham se destacado no campo educacional ou prestado relevantes serviços em prol do ensino, da cultura e do esporte brasileiro.

 

Uma mesa redonda sobre a atuação dos biomédicos nos dias atuais deu início às atividades do minicurso de biomedicina. Conduta profissional, postura, higiene e uniformização foram pontuadas durante a mesa-redonda. “A biomedicina tem papel fundamental no diagnóstico e identificação de patologia do paciente”, afirmou Ana Maytê Lopes Castro, biomédica. A palestra sobre predição de risco de Acidente Vascular Encefálico (AVE), do mestre em ciências da saúde, Fernando Wagner, encerrou as atividades. 

 

Encerrando a  manhã do segundo dia de programação do 2º Congresso Multiprofissional de Saúde, a graduação de  Odontologia  promoveu minicurso com a doutora em Odontologia  e Odontopediatria , Patrícia Batista, que  abordou  a importância da odontologia  no tratamento de crianças e adolescentes com câncer.

 

Nesta segunda edição do Congresso, as conferências e minicuros se destinam aos profissionais e estudantes das áreas de Nutrição, Radiologia, Fisioterapia, Odontologia, Biomedicina, Farmácia, e Enfermagem. O evento acontece até este sábado (12), a partir das 8h, no Ritz Hotel Lagoa da Anta em Maceió.

.

Comentários