O segundo dia do III Congresso Brasileiro de Processo Civil e Constitucional, Idealizado pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife e realizado nesta sexta-feira (11), no Hotel Jangadeiro, foi marcado por temas importantes, questionamentos pertinentes e também por uma homenagem ao Ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino.
Durante o Congresso foram discutidos temas como “Os desafios da Ordem Constitucional: Democracia, protagonismo e efetividade” e os direitos fundamentais e acesso à justiça. O primeiro painel de palestras, iniciado às 8h30 foi composto pelos ministros do STJ Moura Ribeiro e Paulo de Tarso Sanseverino, que ao final da conferência foi agraciado com a medalha Tobias Barreto. “É uma honra receber uma comenda tão importante diante de colegas renomados e estudantes que possuem sede de conhecimento. Ainda mais gratificante, pois Tobias Barreto, além de pernambucano, foi um dos principais juristas do Brasil”, comentou o homenageado.
No segundo momento, as palestras seguiram com a presença de mais quatro Ministros do STJ. Marco Buzzi explanou sobre democracia, protagonismo e efetividade no cenário judiciário nacional. Em seguida, Ribeiro Dantas e Gurgel de Farias abordaram os direitos fundamentais. O tema mobilizou o auditório, lotado, do Hotel Jangadeiro. Os participantes interagiram com os palestrantes e tiraram todas as dúvidas sobre o tema.
Marcando presença no Congresso, o Juiz de Direito e doutor em Ciências Jurídicas, Lúcio Grassi de Gouveia, destacou o papel do evento para a formação dos discentes. “Foram levantados temas que estão nas pautas do tribunal, temas relativos a execução, mediação, técnicas que podem ser usadas pelo juiz, a forma como o julgador pode usar essas técnicas, fundamentando as decisões adequadamente. O Congresso tem essa característica e é importantíssimo para quem hoje está nas faculdades. Hoje eles estiveram em contato com ministros que efetivamente decidem essas causas, o resultado foi muito bom para todo mundo, enfatizou.
O terceiro e último dia do Congresso acontecerá amanhã a partir das 8h30, no auditório do Hotel Jangadeiro, localizado na Avenida Boa Viagem, 3114.
Comentários