Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Segundo dia de Congressos simultâneos de Saúde em Salvador

Os congressos ocorreram de forma simultânea em quatro auditórios no Hotel Fiesta
Por: Natali Reis 26/09/2016 - 14:46 - Atualizado em: 26/09/2016 - 15:00
Congresso de Fisioterapia
Congresso de Fisioterapia
O segundo dia dos Congressos Brasileiros de Saúde, promovidos pelo Grupo ser Educacional, mantenedor das Faculdades Maurício de Nassau, teve início na manhã dessa sexta (23), a partir das 8h. O evento aconteceu no Hotel Fiesta, em Salvador. Em quatro auditórios, de forma simultânea, os participantes puderam debater temas relacionados às áreas de biomedicina, enfermagem, nutrição e fisioterapia.
 
No congresso de Fisioterapia, o professor Bruno Prata destacou a avaliação da Sarcopenia, que é a perda de massa e força da musculatura esquelética e trouxe ultrassons para exemplificar. “A perda da massa é algo frequente e precisamos combater”, citou o fisioterapeuta. Ele ainda falou sobre a importância do teste de velocidade da marcha de 6 metros. Logo após, o prof. Nildo Manoel abordou a reabilitação virtual, com o auxílio de mecanismos como Nitendo Wii e o Playstation, em pacientes com doenças de Parkinson entre outras. “Esses utensílios podem ser benéficos aos pacientes, e devem ser usados como adjuvantes ao tratamento convencional”, explicou. Por fim, o Doutor em Ciências, Guilliano Gardenghi, abordou a prescrição de exercícios na reabilitação cardíaca.  
 
Já no Congresso de Nutrição, a mestra em Nutrição, prof Daniela Neri, discursou sobre o novo guia alimentar. “Os padrões de doenças alimentares se modificaram e o guia vem neste cenário”, explicou. Ela ainda disse que a alimentação é mais do que a ingestão de alimentos. O palestrante Ricardo Silva, que é graduado em Gastronomia, citou alguns cuidados com os alimentos, principalmente no processo de congelamento e descongelamento. Logo em seguida, o nutricionista Acácio Araújo abordou a importância da gastronomia. Por fim, Flávia Martins finalizou com a “Aromatização de Vinhos: Uma Contribuição Biotecnológica”.  
 
A manhã para o Congresso de Biomedicina iniciou, com a conferencista Biomédica Izabel Videira, que trouxe em seu discurso a “Técnica e avanços da circulação extracorpórea no Século XXI”. Ela ainda destacou os exemplos de Canulação, que é a inserção de uma cânula numa cavidade do corpo. Em seguida, o Mestre em Microbiologia, Luiz Morello, trouxe em seus questionamentos dados da Sepse, que é a infecção generalizada, e falou da importância da terapia inicial e do dia 13 de Setembro, dia mundial da Sepse. Finalizando os trabalhos da manhã, a Biomédica, Camila Sampaio, abordou o Lifting Facial: Terapias Combinadas para um rejuvenescimento sem cirurgias. Ela mostrou exemplos de famosas que utilizaram alguns desses procedimentos, e evidenciou a flacidez facial como um dos fatores de envelhecimento, além da importância da hidratação facial.
 
No Congresso de Enfermagem, a congressista enfermeira Vanessa Dias, destacou a segurança do paciente no exercício da enfermagem. Ela iniciou seu discurso com os conceitos de dano, incidente e evento adverso. “A segurança do paciente vai desde a identificação a alta”, explicou. Ela também relatou valor da comunicação entre os profissionais da saúde para a promoção da segurança. Para finalizar, a enfermeira Maristela Aragão debateu a atuação da enfermeira na captação de órgãos e tecidos, e destacou a transparência para com os familiares dos pacientes no processo de doação dos órgãos. 

Comentários