Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Saúde masculina: 40% dos homens só vão ao médico quando se sentem mal

Especialistas reforçam a importância da avaliação clínica anual, da boa alimentação e a da prática regular de exercícios físicos como meios de prevenção de doenças
Assessoria de Comunicação Por: 14/07/2021 - 13:28 - Atualizado em: 14/07/2021 - 13:31

Por Ricardo Mousinho.

A saúde do público masculino é um tema abordado em datas bastante específicas, o que pode comprometer o processo de conscientização. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com 2.405 homens de todas as regiões do país, quase 40% do público com até 39 anos e cerca de 20% dos que passaram os 40 anos só se consultam quando percebem algo errado há algum tempo. Desta forma, profissionais da saúde alertam para a melhoria da alimentação e os malefícios do sedentarismo.  
 
Quase metade dos homens entrevistados estavam acima do peso e relataram ser hipertensos, o que revela a problemática da adesão de um estilo de vida mais saudável. De acordo com a professora do curso de Nutrição da Faculdade UNINASSAU, campus Redenção, Luana Mota, tratar o alimento como algo sem propósito gera resultados indesejados, como o aumento das doenças crônicas não transmissíveis. “É muito importante fazer mudanças positivas aos poucos. Uma dieta balanceada, com consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, grãos, frutas e verduras reduzem o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até de câncer de próstata. Outra dica importante é a redução do consumo exagerado de álcool e açúcar. Seu corpo agradece!”, explica Luana.  
 
Aliado da boa alimentação, a prática de atividades físicas é fundamental para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade. O professor e coordenador do curso de Educação Física da Faculdade, Samuel Guerra, diz que o importante é criar o hábito de estar se exercitando de três a cinco vezes semanalmente.   “Gosto sempre de dizer que, para dar o “start”, a pessoa deve procurar por exercícios físicos- orientados por profissionais de Educação Física- que tenham afinidade, assim as possibilidades de continuidade são maiores. No caso dos homens, ainda têm uma vantagem: o nosso metabolismo é mais acelerado. Por isso, tentar ir na semana, pelo menos três vezes, pode garantir um bom resultado”, completa Samuel Guerra. 
 
O hábito do cuidado com a saúde e bem-estar, se dedicando às práticas de exercícios e introdução de alimentação saudável, são atitudes que devem se somar aos exames periódicos. Desta forma, a realização de check-up anual é imprescindível. A Clínica Escola de Saúde da UNINASSAU Redenção também oferece consulta nutricional gratuita para a comunidade. Para agendar o atendimento, os interessados podem entrar em contato pelo número (86) 3194.1816. 
 
 

Comentários