Saiba o que faz um engenheiro de controle e automação

Estes profissionais são altamente requisitados no mercado de trabalho, e ganham salários de até 10 mil reais. Mas você sabe o que faz um engenheiro de controle e automação?
Por: Camilla de Assis 05/12/2016 - 09:35 - Atualizado em: 05/12/2016 - 16:03
Imagem: Pixabay
O engenheiro de controle e automação é responsável pela criação de sistemas inteligentes
Você já imaginou ter que alterar manualmente o posicionamento da antena de uma televisão para conseguir mudar o canal, caso não existisse o controle remoto? Ou, caso trabalhasse em uma indústria que mexe com radioatividade, ter que manter contato físico com pedras radioativas? Todos esses procedimentos são feitos por aparelhos programados, certo? E você sabe de quem é a função de criar os equipamentos que controlam certas atividades?
O engenheiro de controle e automação é responsável por automatizar funções que antes eram realizadas manualmente. Ou seja, a Engenharia de Controle e Automação cria, adapta e realiza a manutenção de aparelhos, a nível residencial e industrial, que sirvam de “controles remotos” para determinadas funções.

De acordo com a coordenadora dos cursos das engenharias da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, Mariel Cadena, o estudante de Engenharia de Controle e Automação aprende funções das disciplinas de cálculo e física no ciclo básico. Após esse período, os alunos entram em assuntos mais específicos, que abordam noções de programação, computação e eletrônica.

“Um dos trabalhos em que o profissional de Controle a Automação atua bastante é nas áreas de processos industriais e controles biométricos. Além disso, essa engenharia tem semelhança com a mecatrônica e com a elétrica, por conta das funções de desenvolvimento de aparelhos”, comenta Cadena.

Áreas de atuação
Automação industrial: voltado para a elaboração de equipamentos voltados para processos industriais, a exemplo de robôs utilizados em indústria.
Automação residencial: área destinada a revisão de equipamentos utilizados domesticamente, em casas e edifícios, como elevadores, eletrodomésticos, aparelhos de ar condicionado, entre outros.
Bioprocessos: desenvolver equipamentos utilizados na indústria de biotecnologia
Informática: projetar sistemas de informatização e banco de dados

Remuneração
de 8,5 salários mínimos (piso do engenheiro) a cerca de R$ 10 mil