*Por Henrique Nascimento
Você com certeza já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica. Em um mundo visual somos atraídos primeiramente pelo que os nossos olhos alcançam, é a partir disso que decidimos inicialmente se queremos ou não que uma pessoa esteja mais próxima.
No mercado de trabalho não é diferente, um dos aspectos que são levados em conta para que haja a contratação é a sua imagem pessoal. O visagismo apresenta um conjunto de técnicas que podem ajudar a fazer sua imagem exterior ficar ainda mais próxima da imagem que tem de si mesmo.
Inscreva-se no vestibular de Estética e Cosméticos!
O que é imagem pessoal?
De acordo com Valdenise Salvador, professora do curso de Estética e Cosméticos da UNINASSAU, a imagem pessoal é a imagem expressa. “A imagem que todo ser humano expressa, sensações, emoções. É a maneira como o profissional é lembrado, positiva ou negativamente”, conceitua a professora.
A imagem pessoal e o mercado de trabalho
Dentro do mercado de trabalho, de acordo com Valdenise, a principal importância de ter um cuidado com a própria imagem está ligada a forma como o profissional será lembrado. A imagem pessoal pode determinar o nível de confiança que é transmitido para o cliente. “O profissional ele passa a ser a referência da sua capacidade técnica, principalmente no curso de Estética e Cosméticos”, afirma.
A professora ainda enfatiza que em todas as profissões é necessário que exista uma preocupação primordial com a imagem pessoal desde a busca por um emprego. “O primeiro impacto do profissional está relacionado a esta imagem. Essa imagem traz confiança, traz credibilidade”, pontua. Entre as várias maneiras de cuidar da imagem pessoal, encontra-se o visagismo.
O que é visagismo?
O visagismo é um conjunto de técnicas que busca alinhar a imagem pessoal com a identidade profissional que o indivíduo deseja passar. Esse assunto é trabalhado durante o curso de Estética e Cosméticos em uma disciplina específica para que sejam entendidas as suas técnicas.
“O visagismo além de tudo identifica a nossa personalidade, características da personalidade de cada um, de acordo com o formato do rosto, o formato do corpo, as medidas do rosto”. A partir desses fatores apresentados por Valdenise Salvador e de conversas com o cliente, o profissional pode trabalhar mudanças estéticas que valorizem a auto-estima e alinhem a imagem pessoal do cliente.
Onde surgiu o visagismo?
O termo visagismo existe há muito tempo, mas foi apenas em 1937 que se tornou conhecido enquanto técnica criada pelo cabeleireiro francês Fernand Aubry. A palavra visagismo deriva do substantivo francês visage, que significa face ou rosto. No Brasil, ficou conhecido nos anos 2000 após Philip Hallawell, artista plástico e escritor nacional, desenvolver o livro Visagismo - Harmonia e Estética.
Apesar do termo inicial remeter ao rosto, características que estão abaixo do ombro também são trabalhadas pelo visagismo. Sobre isso Valdenise coloca que: “o corpo fala.Se trabalha muito do ombro para cima porque é nesse espaço que estão relacionadas as emoções, mas a gente não pode desprezar também outras questões relacionadas ao vestuário e a forma do corpo”.
Como trabalha um visagista?
Além do curso superior Tecnólogo em Estética e Cosméticos, um profissional em visagismo precisa ter uma especialização na área. No entanto, pessoas que possuem o curso superior Tecnólogo terminam com uma noção ampla do que é o visagismo, a especialização visa um aprofundamento no conceito.
De acordo com Valdenise Salvador, um visagista, além de harmonizar a identidade pessoal do cliente com sua imagem pessoal, também “trabalha com a perspectiva de construir, se o cliente não tiver ainda, uma imagem pessoal ligada a imagem da empresa em que trabalha, por exemplo”.
Gostou? Conta pra gente como você utiliza o visagismo na sua área profissional!
Comentários