Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Saiba mais sobre os benefícios da linhaça para saúde

Semente pode ser consumida com frutas e iogurte e pode ser inserida no preparo de pães, quibes e tortas
Assessoria de Comunicação Por: 11/08/2022 - 15:48 - Atualizado em: 11/08/2022 - 16:00
Por Millena Araújo
 
Muito utilizada na culinária como ingrediente de receitas, a linhaça possui muitas propriedades nutricionais. Deve ser ingerida sem casca e triturada para melhor aproveitamento do valor nutritivo. Se consumida com regularidade, pode ajudar a regular o intestino, porque possui muita fibra. A semente pode ser inserida em sucos, iogurtes, vitaminas e saladas, além de ser um bom acompanhamento com frutas.  
 
Segundo a professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Flávia Ribeiro, a semente ajuda a diminuir o colesterol e triglicérides, além disso é benéfico para mulheres maduras. “A linhaça ajuda a melhorar os sintomas da menopausa, porque é rica em ácidos graxos, ômega 3 e 6, vitaminas A, C e E, complexo B, sais minerais e fonte de magnésio, o que ajuda bastante e atua como uma terapia de reposição hormonal”, explica.  
 
A nutricionista conta que a linhaça pode fazer parte do preparo de pães, tortas e panquecas. “Quem não tem o hábito de consumir essa semente, pode começar colocando o ingrediente na receita, ou seja, misturando nas massas. O hábito de consumir esse alimento ainda pode gerar benefícios como prevenção de doenças cardiovasculares, controle da diabetes e ajuda no emagrecimento”, ensina. 
 
A semente ainda é usada para preparação do óleo de linhaça, que pode ser utilizado como tempero de saladas, no preparo de pratos e como potencial substituto do azeite, porque um dos seus maiores bônus é acelerar o metabolismo. De acordo com Flávia, ela ainda pode é usado na área da beleza. “Algumas pessoas costumam usar gotinhas no shampoo, condicionador ou máscara de tratamento para melhorar o aspecto dos cabelos. E o ômega 3 é bom para pele”, finaliza.

Comentários