Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba mais sobre a importância da voz na comunicação

Exercícios vocais ajudam a melhorar o desempenho de comunicadores
Por: Katarina Bandeira 25/10/2017 - 10:50 - Atualizado em: 25/10/2017 - 15:36

A voz é um instrumento poderoso de interação. É por ela que conseguimos expressar muitas de nossas emoções, direta ou indiretamente, através do tom, do ritmo e de outras nuances vocais. Para os profissionais de comunicação alcançar a sonoridade correta ao passar determinada informação é ainda mais importante, principalmente na veiculação de notícias em canais como o rádio ou a televisão. Para alçar o máximo de aproveitamento vocal, além de tomar os cuidados necessários para a saúde da voz, os comunicadores têm, cada vez mais, procurado o auxílio especializado e focado em exercícios que são essenciais para a atividade.

Exercitar é preciso

Para quem quer focar nas áreas de áudio e audiovisual é ainda mais importante buscar ajuda especializada. Procurar serviços de fonoaudiologia para melhorar a forma de projetar a voz é uma opção para quem quer fazer dela instrumento de trabalho. Nas clínicas de fonoaudiologia o interessado aprende a trabalhar a respiração com o diafragma e a postura, além de exercícios para destravar a língua, entre outros.

Na hora de gravar é preciso tomar cuidado redobrado. Nada de ficar com a boca cheia, com chiclete ou bombons. Uma dica para melhorar a dicção e conseguir falar as palavras com mais firmeza é, antes das gravações, fazer uma simulação de mastigação exagerada, exercício besourinho ou caretas.

A voz da imaginação

Antes da invenção da televisão as pessoas tinham acesso às notícias apenas por meios impressos e pelo rádio. O interlocutor não era visto pelo público e isso dava asas a imaginação do ouvinte, que criava uma imagem mental de como seria, fisicamente, o dono da voz. Nos dias de hoje, esse lado lúdico do rádio ainda continua, por isso, muitos profissionais tendem a trabalhar maneiras de dar particularidades a narração, criando até mesmo uma fidelização com quem ouve a locução.

Isso acontece porque as pessoas projetam quase uma imagem de quem está do outro lado do rádio, por exemplo, dependendo da voz do profissional. Quando não conhece o radialista ou a pessoa que está falando, o ouvinte consegue imaginá-lo de um jeito muito particular. A voz vai caracterizar o locutor e vai virar um vínculo com quem o escuta. Às vezes, o público nem não tem uma memória visual do profissional, mas gosta daquela voz, daquela entonação e cria um vínculo sem precisar ver cara a cara.

Cuidados com as cordas vocais

Tanto para profissionais que atuam no rádio quanto os que atuam no meio televisivo devem tomar alguns cuidados para manter a voz firme. Beber bastante água, servida em temperatura ambiente, evitar pigarros, cigarros e café são alguns dos cuidados que quem trabalhava com a voz tem que te . Comer maçã, que é adstringente, ou seja, limpa a garganta também é uma ótima opção.

 

 

E você, faz ou trabalha com comunicação? Conta para a gente, nos comentários, quais os cuidados com a  voz que você tem!

 

Comentários