Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Saiba em quais as áreas um engenheiro naval pode atuar

Por: Katarina Bandeira 10/11/2017 - 13:37

Mercado de trabalho continua aquecido com a inserção de programas específicos para o curso. Foto: Freepik

 

Se você está pensando em cursar Engenharia Naval a construção de embarcações provavelmente é uma das primeiras imagens que se forma em sua mente. Porém, muito mais do que projetar barcos que navegarão pelo mundo, o engenheiro naval também é responsável por construir, reparar e ajudar na manutenção de equipamentos, plataformas marítimas e outros maquinários usados para diversos fins. Mesmo que as notícias ligadas à economia não sejam as mais auspiciosas, uma vez que cada vez mais empresas encerram suas atividades ou diminuem suas contratações nos campos da engenharia, o mercado de trabalho para esta área continua aquecido, com a inserção de programas específicos para quem opta por fazer o curso. Confira com o que você pode trabalhar:

Construção naval

Como o nome sugere, aqui o engenheiro irá atuar na construção de embarcações, sejam elas lanchas, navios, barcos ou outros sistemas flutuantes. É responsabilidade do profissional realizar a manutenção dos motores, cascos e sistemas de bordo, definir as especificações técnicas, operacionais e o planejamento de construção, além de fiscalizar e ajudar a construir plataformas de produção de petróleo.

Gerenciamento de logística fluvial e marinha

Planejar e organizar todas as etapas que envolvem o transporte de mercadorias via rios ou mares é a função principal de quem escolhe trabalhar com logística fluvial. É preciso cuidar do embarque, transporte, desembarque e armazenamento das cargas, além de fiscalizar a conexão com outros meios de transporte. Ficar de olho no que sai e no que chega.

Pesquisa e desenvolvimento

Quem prefere seguir carreira como pesquisador vai encontrar um prato cheio na engenharia naval. A área envolve realizar estudos e pesquisas para desenvolver novas tecnologias e equipamentos. Essas descobertas são geralmente aplicadas em projetos que visam melhorar as embarcações e transportar maiores quantidades de carga de forma segura, além de serem aplicáveis na construção e operação dos sistemas navais.

Engenharia oceânica

Sabe aquelas plataformas no mar utilizadas para a exploração de petróleo? Elas são construídas pelo engenheiro naval. Na área de engenharia oceânica é papel do profissional definir especificações técnicas e operacionais, além de planejar a construção desses dispositivos. Também é preciso ficar atento a manutenção dessas redes, que incluem tubulações para exploração de recursos naturais. Outra atribuição da atividade é sugerir soluções para problemas que envolvam embarcações e sistemas flutuantes diversos.

 

Já pensou em ser engenheiro naval? Conta para a gente qual a área que você mais gostou!

 

Comentários