Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Saiba como reforçar cuidados com alimentos e compras do mercado

Especialista dá dicas de como fazer e que produtos usar na higienização
Assessoria de Comunicação Por: Susy Guimarães 23/04/2020 - 08:31 - Atualizado em: 25/04/2020 - 09:00
Higienizar compras e descartar sacolas de supermercados e feiras é muito importante, principalmente nesse tempo de pandemia. Ao chegar em casa, é preciso lavar os produtos para evitar contaminação com o novo coronavírus, já que são manuseados por várias pessoas. Hipoclorito de sódio, água e sabão promovem a esterilização dos produtos.
 
“A transmissão ocorre somente de pessoa para pessoa, de forma direta ao ter contato com um indivíduo contaminado, ou indireta, tendo contato com uma superfície contaminada”, reforça a coordenadora dos cursos de Biomedicina e Farmácia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju, Alyne Dantas Lima.
 
Ela observa que é possível higienizar caixas de leite e embalagens de plástico com água e sabão. “Esses produtos são suficientes para limpar itens que vêm em embalagens de plástico, como os de limpeza. Para esterilizar produtos que sejam à base de papelão, vale usar um pano umedecido com um pouco de álcool a 70%. Passa o pano e pode colocar no armário de forma tranquila", afirma. Ela acrescenta que pode ser usada, também, uma esponja para retirar resíduos de bactérias e sujidades.
 
Alyne alerta que as frutas e os legumes devem ser colocados num recipiente com água e quatro gotas de hipoclorito de sódio. “Mantenha por cinco ou 10 minutos, depois despreze essa água e lave com água corrente normalmente”, explica a professora. Nos casos de proteínas como carnes e peixes, ela explica que a preocupação é maior com a embalagem, e não com o conteúdo em si.
 
“O ato mais importante é chegar em casa, abrir as embalagens de forma cuidadosa, retirar o produto e, preferencialmente, jogar o plástico no lixo. Em seguida lavar as mãos com água e sabão e colocar a carne ou peixe em outro recipiente, no qual possa ser guardado na geladeira”, orienta Alyne. Segundo ela, “o ideal é que os sacos plásticos sejam desprezados, assim como as embalagens de papel, uma vez que não sabemos quem ou quantas pessoas manipularam essas caixas ou embalagens recentemente”, alerta.

Comentários