Por Giovanna Pordeus
Neste segundo final de semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante que os participantes continuem se preparando para enfrentar mais uma tarde resolvendo questões. E este cuidado vai além do psicológico, se estendendo também à alimentação antes e durante a avaliação.
Daniela Veríssimo, nutricionista da Clínica-Escola da UNINASSAU Petrolina, explica que a preparação começa antes do dia da prova. “Durante a semana, o ideal é evitar alimentos ultraprocessados, como fast food, macarrão instantâneo, refrigerantes, biscoitos recheados etc., pois eles podem causar mal-estar, sensação de estufamento e gases”, pontua.
Ainda de acordo com a nutricionista, doces também não são uma opção vantajosa, nem antes e durante a realização do exame. “O consumo do açúcar pode aumentar a glicemia no sangue de forma repentina e diminuir na mesma proporção. Com isso, o corpo tentará compensar essa desregulação com sono e cansaço, atrapalhando, assim, o desenvolvimento e a performance do participante”, salienta.
Para o café da manhã no dia da prova, Daniela recomenda uma opção saudável. “A indicação é inserir uma boa fonte de carboidrato, junto com outra de proteína, como pão com ovo, frango ou atum, além de uma fruta prática e leve. Por exemplo, banana, morango, mamão ou kiwi. No almoço, um pouco antes da avaliação, optar por uma refeição básica e não muito pesada, como feijão com arroz, carne vermelha ou branca magra, sem pele ou gordura aparente, e salada à vontade”.
Para consumir no momento da prova, a nutricionista comenta que a dica é apostar em alimentos de fácil digestão. “Uma ótima ideia é o sanduíche natural de frango, atum ou carne desfiada, de preferência preparado em casa e com ingredientes minimamente processados. Pequenas porções de oleaginosas, como castanha do pará ou de caju, nozes e amêndoas, biscoito integral sem excesso de açúcar e gorduras e barrinhas proteicas de cereal também são bem-vindas”.
Daniela também ensina a forma correta de guardar a refeição para levar. “Todas essas opções alimentícias precisam ser armazenadas em recipientes transparentes bem tampados e sem rótulos. Aliada a todas essas dicas, ter uma boa noite de sono também é fundamental, pois ela vai promover o descanso da mente e pode melhorar a concentração no momento do exame. Além disso, levar água para manter-se hidratado é fundamental”, finaliza.
Comentários