Por Renato Araújo
A Campanha Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar, especialmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As possibilidades de tratamento dessa doença incluem uma equipe multiprofissional, que conta com a presença de um fisioterapeuta, por exemplo.
Segundo Raiana Mariz, especialista em Saúde da Mulher, mestre em Saúde Materno-infantil e docente do curso de Fisioterapia do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande, o trabalho do fisioterapeuta busca favorecer uma melhor qualidade de vida à paciente acometida por essa doença. “São traçados objetivos e condutas terapêuticas baseadas nos achados clínicos de uma avaliação detalhada, de maneira contínua. Elas podem diferir de acordo com o momento do tratamento, antes ou após a cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, com terapia alvo ou hormonioterapia”, pontua.
A especialista também ressalta os benefícios do tratamento para a vida de um paciente oncológico. “O principal objetivo é tornar o indivíduo apto a realizar as demandas da vida diária, incluindo as laborais, sem prejuízos funcionais. É importante devolver a ele suas atividades com o mínimo possível ou zero déficits motores, sensitivos ou dolorosos, favorecendo melhor desempenho e melhor qualidade de vida”.
Raiana explica que o paciente oncológico, logo no início do tratamento, apresenta uma série de sintomas, como fadiga, cansaço, hiperemia, dor local, repercussões tecidas em cicatrizes e outros. Eles precisam ser observados para a identificação dos melhores recursos que podem ser usados.
“Os recursos são desde os que usam apenas as mãos, como terapia manual, cinesioterapia passiva ou ativo livre e/ou assistida, com uso de bastões, espaldar, faixas elásticas, bolas de variados pesos, tamanhos e formatos”, explica. "Além disso, em áreas de cicatrizes e adjacências, é trabalhada mobilidade, melhora da sensibilidade, fibroses, decências e aderências com a terapia manual, vacuoterapia, laser e outros” completa.
Comentários