
Aconteceu na última sexta (23), na Faculdade Maurício de Nassau, em Petrolina, o primeiro encontro do Projeto Roda de Mestres no segundo semestre de 2016. O projeto faz parte do plano acadêmico da instituição, e tem como objetivo aprimorar a qualidade do ensino bem como corroborar com a melhoria das técnicas de ensino dos docentes da unidade.
Neste encontro, o tema abordado foi “Prova: um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas” e teve a condução compartilhada entre os professores. Esta forma de condução da reunião permite que todos possam igualmente compartilhar as suas opiniões, de forma participativa e integral.
Durante a Roda de Mestres, o alunado da Instituição esteve em pauta a partir do depoimento dos professores presentes. “Aqui a gente não quer que o aluno saia apenas com um diploma, mas a gente desenvolve os alunos, transforma ele em um profissional. (...) Precisamos desenvolver nos alunos a resolução dos problemas e não apenas a teoria dele, precisamos fazer deles o profissional que a gente contrataria”, afirmou a diretora da unidade, Anna Cristina. Para a professora Claudilene Vilela, o mais importante na docência hoje não é necessariamente a prova, as notas, mas sim o interesse do aluno. “Não dá para a gente segurar um aluno que não quer, mas a gente pode desenvolver o querer nesse aluno”, argumentou.
O próximo encontro da Roda de Mestres acontece no dia 25 de outubro e tem como tema “A construção de itens avaliativos – elaboração e revisão”.
Comentários