Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Retomada das empresas: quais as tendências no novo normal?

Profissional da área de gestão explica como se posicionarão o varejo e as relações de trabalho a partir de agora
Assessoria de Comunicação Por: Berg Braga 07/08/2020 - 11:37 - Atualizado em: 10/08/2020 - 10:00
Novo normal
Segundos dados oriundos de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos da metade da população apta a trabalhar está no mercado de trabalho. Um percentual que chega a 49,5% no trimestre encerrado em maio, com uma queda de cinco pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. É o mais baixo nível da ocupação desde o início da pesquisa em 2012, de acordo com o IBGE.  
 
Mas para as empresas que continuam na ativa e aos trabalhadores que continuam com seu emprego garantido, quais são as tendências nessa retomada, nesse novo normal? O professor dos cursos tecnólogos da UNINASSAU Caruaru, Allyson Hildegard, que também é Consultor em gestão há mais de uma década, lista dez dessas tendências:   
 
    Home Office  
    Organização de trabalho   
    Controle por produção   
    Engajamento virtual (cultura)  
    Distanciamento pode afetar o trabalho em equipe. Competitividade   
    Demanda por qualificação (estará preparado para o novo modelo?)  
    Processo seletivo online, demissão e contratação   
    Respeitar horários de reunião e se desconectar  
    Boa conexão em casa pode ser um pré-requisito  
    Segurança no local de trabalho (distanciamento, reuniões etc.)  
 
O professor ainda destaca algumas características de questões importantes que envolvem essa retomada, como a área do varejo, serviço e relações de trabalho:  
 
Varejo
 
“Uma coisa que eu acredito que ficará é a continuidade do uso do próprio celular para acessar catálogos, cardápios e realizar pagamentos.  O conceito de loja cheia não será mais parâmetros de sucesso. As empresas mais do que nunca deverão investir na gestão comercial e nas ferramentas de gestão”, afirma o professor Hildegard.    
 
Serviço
 
Segundo o profissional, mais do que nunca a atividade remota e a inversão do mais com menos será realizado. “O atendimento avulso realmente será escasso principalmente para serviços personalíssimos como dentistas, barbeiros, manicures. Investir em app ou software é uma boa alternativa para agendamento”, explica o profissional.   
 
Relações de trabalho
 
Quanto a esse tópico, o professor destaca o uso obrigatório de máscaras, pelo menos até surgir uma vacina sobre COVID e um novo ritmo de trabalho foi falado inicialmente pelos ambientalistas, a rotina de home office acabe consumindo menos de outros produtos e o planeta possa ter uma sobrevida maior.   

Comentários