
Por Renato Araújo
Um dos grandes desafios dos empreendedores, na hora de precificar os seus produtos e serviços, é não se atentar quanto a questão dos impostos. Em se tratando de Brasil, observar as mudanças propostas na reforma tributária, que está tramitando no Congresso Nacional, é algo importante para os empresários não falirem.
Pensando nisso, na última quarta-feira (22), o UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande promoveu uma palestra com o tema “Reforma tributária em foco: impactos e estratégias para empresas”. Ela foi direcionada aos estudantes de Direito, Ciências Contábeis e Administração da Instituição.
Quem abordou o assunto foi Fábio de Tarsis, Doutor em Direito e docente da UNINASSAU. Ele destacou a importância de orientar os empresários sobre a correta tributação, já que, muitas vezes, correm risco de falência. “O custo dos tributos no Brasil é complexo. Ter esse conhecimento faz com que a administração do negócio ocorra da melhor forma, sendo planejada adequadamente”, destacou.
Fábio ainda falou que a complexidade do Código Tributário brasileiro se traduz em 499 artigos, além das regras específicas para cobrança de ICMS dos 27 entes federativos. “Imagine uma empresa de grande porte, que vende um produto ou serviço para todo o Brasil, ter que saber lidar com 27 regras diferentes para um mesmo imposto. Ele teria que contratar um profissional da contabilidade só pra tratar deste tributo”, ressaltou.
Comentários