Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Reconheça os sinais: agindo contra a insuficiência cardíaca

Identificar os alertas precoces pode evitar complicações no coração e salvar vidas
Assessoria de Comunicação Por: 03/07/2023 - 17:36
A insuficiência cardíaca é uma condição séria que afeta milhões de pessoas em todo o mundo
Em 09 de julho é celebrado o Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca

Por: Letícia Porat

A insuficiência cardíaca é uma condição séria que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Em busca de conscientizar a sociedade sobre essa situação, foi criado o Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca, comemorado em 09 de julho. O objetivo é mostrar a importância de conhecer os sinais de alerta e como o diagnóstico precoce pode garantir um tratamento eficaz.

Apesar de ser mais comum entre idosos, a doença pode surgir em qualquer idade, inclusive em crianças. De acordo com Josiana Oliveira, especialista em Cardiologia e professora do curso de Enfermagem da UNINASSAU Rio de Janeiro, um dos principais desafios é que os sintomas desta enfermidade são geralmente confundidos com outros problemas de saúde, como asma, gripe e rinite.

“A insuficiência cardíaca apresenta-se com indícios típicos que, frequentemente, causam grande impacto na execução de atividades diárias, como caminhar e subir escadas, e na qualidade de vida. Inchaço nos pés e nas pernas, cansaço e intolerância a exercícios são alguns indicadores. Isto ocorre devido ao acúmulo de fluidos no corpo, uma vez que o coração não está bombeando o sangue de forma adequada. Além disso, podem ser observados tosse noturna, ganho de peso devido ao edema, dor abdominal e perda de apetite”, afirma a enfermeira.

É importante observar esses alertas e ficar atento aos eventos que podem causar pressão alta, ataque cardíaco, anemia e doenças pulmonares ou renais, por exemplo. Caso os sintomas apareçam, é recomendável procurar ajuda médica para realização de exames. O diagnóstico precoce contribui para que a insuficiência cardíaca não piore progressivamente e nem cause danos maiores ao coração.

De acordo com a profissional da área de saúde, os que já foram acometidos com a enfermidade devem ter cuidado redobrado. “Os indivíduos com esse diagnóstico precisam de uma atenção cuidadosa na exacerbação dos sinais de alerta, pois pode indicar a descompensação da doença e a necessidade de um atendimento emergencial”, ressalta Josiana.

 

Comentários