Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Recife recebe 3º Congresso Multidisciplinar de Saúde

Mais de 3 mil alunos compareceram ao Centro de Convenções de Pernambuco para a abertura do evento, na noite desta quinta-feira (20)
Assessoria de Comunicação Por: Silvia Fragoso 21/10/2016 - 15:42 - Atualizado em: 21/10/2016 - 16:05
Centro de Convenções fica lotado para abertura do 3º Congresso de Saúde
Centro de Convenções fica lotado para abertura do 3º Congresso de Saúde

O Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon) recebeu milhares de estudantes e profissionais de Educação Física, Radiologia, Fisioterapia, Odontologia, Estética e Cosméticos, Nutrição, Medicina, Biomedicina, Farmácia e Enfermagem para a abertura do 3º Congresso Multidisciplinar de Saúde, realizado pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau e Faculdade Joaquim Nabuco, instituições do grupo Ser Educacional. Este ano, o evento trouxe como tema central “Atuação da equipe interdisciplinar e o cuidado da saúde na atualidade”.

A cerimônia teve início com a tradicional entrega das comendas Maurício de Nassau, conferidas a personalidades que, sobretudo, possuem um destaque profissional ou contribuem de forma destacada em suas áreas de atuação. Nesta edição, a honraria foi entregue pelo Vice-Reitor da instituição, professor André Luis, a Paulo Sérgio Vieira de Melo (I Simpósio das Ligas Acadêmicas de Medicina), Mestre e Doutor em Cirurgia pela UFPE, Docente e Coordenador da Disciplina de Clínica Cirúrgica do Centro universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU; a Ricardo José de Holanda Vasconcelos (II Congresso Nacional de Odontologia), Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia BMF – FOP-UPE; a Verônica Carrazzone Borges (VII Congresso Nacional de Psicologia) Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE; e a Ruth Cavalcanti Guilherme (VII Congresso Nacional de Nutrição), graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco.

Também receberam a homenagem Ana Claudia Carneiro dos Santos (VIII Congresso Nacional de Enfermagem), Mestre em Educação para saúde pela Universidade de Viseu-Portugal;  Maria Perfecta Duran Porto Dantas (II Simpósio Nacional de Estética e Cosméticos), pós-graduada em Fisioterapia Neurofuncional pela Universidade Gama Filho-/RJ; Kleber Souza da Silva Costa (I Simpósio Nacional de Radiologia), Mestre em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco; Edileine Dellalibera (I Congresso Nacional de Biomedicina e Farmácia), Mestra em Genética e Doutora em Ciências Biológicas - área de concentração Genética pela UFPE; Aexalgina de Aguiar Tavares Rocha (I Congresso Nacional de Biomedicina e Farmácia), Especialista em Saúde Pública, Presidente do CRF-PE, Gerente do Departamento de Serviços de Saúde e Medicamento da Vigilância Sanitária - Secretaria Estadual de Saúde de PE; e Nadja Regueira Harrop (I Congresso Nacional de Educação Física), Presidente do Conselho estadual de Educação Física Cref 12. Licenciada e Bacharel em Educação Física.

Após as homenagens, o médico, Chefe da Unidade de Transplantes de Fígado (UTF) de Pernambuco e Diretor da Faculdade de Medicina da UNINASSAU, Cláudio Lacerda, proferiu o discurso de abertura do Congresso, ressaltando a importância da atuação da equipe interdisciplinar e o cuidado da saúde na atualidade. “A perspectiva interdisciplinar pode possibilitar o exercício de um trabalho mais integrador e articulado, tanto no que diz respeito à compreensão dos trabalhadores sobre o seu próprio trabalho, como no que diz respeito à qualidade do resultado do trabalho”, comentou.

Em seguida, foi a vez de Sílvio Meira subir ao palco. O doutor em Ciência da Computação pela University of Kent at Canterbury (Reino Unido) e professor Emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Fellow do Berkman Center da Harvard University e Faculty Associate fez uma aula show para os congressistas, empolgando os presentes com a palestra “Transformação Digital e Inovação em Saúde”.

O Congresso Multidisciplinar de Saúde segue até o sábado (22), envolvendo dez áreas do conhecimento, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Comentários