
Por Ricardo Mousinho
De acordo com o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Brasil tem cerca de 27 mil alunos idosos no ensino superior. Dentre eles está o Sr. Aquino, com 74 anos e recém-formado em Psicologia pela UNINASSAU Teresina no último dia 2 de janeiro.
Francisco Barbosa de Aquino, ou Sr. Aquino como gosta de ser chamado, tem curso técnico agrícola e é formado em Engenharia Agronômica desde o ano de 1983. O aluno explica que o desejo de mudar de área surgiu ao observar muitas pessoas próximas com depressão e, dessa forma, ingressou no curso de Psicologia. “Toda a vida eu observei muitas pessoas depressivas. E eu posso contribuir positivamente de alguma forma. Foi uma decisão bem acertada, pois gosto de me comunicar, de gente. Durante o curso, muitas coisas contribuíram de forma muito significativa e importante para o meu crescimento. Então, eu digo a toda a juventude que sirva de exemplo essa minha conquista, para estimulá-los a estudar, a crescer e se desenvolverem, com foco”, celebra o Sr. Aquino.
A coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Teresina, Dayane Arrais, relata o início das atividades acadêmicas do aluno, pontuando as dificuldades superadas. Arrais também comemora o bom-humor e a dedicação do Sr. Aquino durante os períodos letivos. “Quando o Sr. Aquino entrou, ele veio com algumas dificuldades. Contamos com uma força tarefa entre professores, coordenação, o Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE) e a instituição para termos essa conquista dele formado. Ele é inspiração e exemplo para outras pessoas que acham a idade um empecilho para começar a estudar. Ele é fantástico. Aliado à motivação dele e a resiliência e bom-humor, tivemos esse belo resultado”, finaliza a psicóloga Dayane Arrais.
A colação de grau aconteceu no auditório do UNINASSAU Teresina e contou com a participação de familiares, docentes, amigos alunos e colaboradores do Centro Universitário que acompanharam a trajetória do formando.
Comentários