O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 20 de novembro de 2003. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo da escravidão. Pensando nisso, a Faculdade UNINASSAU Olinda promove nesta sexta-feira (20), às 20h, um evento para debater o racismo estrutural. O debate acontece on-line no instagram da Instituição @uninassauolinda.
A data serve também para uma reflexão sobre o racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira. Na oportunidade vão participar o professor da UNINASSAU e psicólogo, Wellington Albuquerque e a advogada, mestre em direitos humanos e militante contra o racismo, Ana Paula Maravalho.
De acordo com a coordenadora de Psicologia da UNINASSAU Olinda, Ana Claudia Alexandre, a data é um marco para reconhecer a luta diária de pessoas negras contra o racismo e a intolerância. “Por isso é que todo cidadão tem o dever de combater o preconceito racial. É preciso transformar a luta contra o racismo em um hábito. Algo a ser feito não apenas hoje, mas diariamente”, afirmou.
Serviço
Local: @uninassauolinda
Data: 20 de novembro
Horário: 20h
Comentários