Por Joice Silva
Nesta segunda-feira (3), é comemorado o Dia Mundial do Dentista, profissional responsável por cuidar da saúde bucal. A data é comemorada desde 1884, ano em que foram fundados os primeiros cursos de odontologia no Brasil.
Segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 2010, o Brasil somava 219.575 profissionais da área. Em 11 anos, esse número cresceu 46,6%. Hoje, são mais de 330 mil dentistas formados no país, além de quase 210 mil auxiliares e técnicos de prótese dentária e saúde bucal.
Ao contrário que muita gente pensa, dentista não cuida apenas de dente. O profissional habilitado em odontologia pode também realizar o tratamento da boca e demais ossos da face. Ele tem como dever cuidar da saúde e estética bucal do paciente, promovendo a restauração, extração e limpeza dos dentes, além de projetar e instalar próteses, bem como realizar determinadas cirurgias.
Uma profissão tão especial, que é dedicada a construir sorrisos, pode, também, se enveredar por áreas diferentes da clínica médica, chegando até mesmo à atuação em indústrias especializadas na área odontológica.
E quais são as áreas mais promissoras que um odontólogo pode seguir?
A Odontologia do trabalho, por exemplo, é uma delas. O cuidado com a saúde bucal dos profissionais é uma preocupação nas empresas por causa das doenças do trabalho. Essa é uma das áreas de atuação da Odontologia com mais versatilidade, já que você poderá trabalhar com negócios de vários ramos.
A Implantodontia também é uma área promissora no ramo odontológico. Os implantes dentários têm cada vez mais tecnologia e, por isso, fazem parte de uma das áreas de atuação da Odontologia em alta. Como implantodontista, deverá criar e implantar próteses, além de acompanhar os pacientes ao longo do uso.
E você, quer ser dentista e deslanchar na carreira? Conheça nosso curso! Estude na UNINASSAU e seja capacitado pelos melhores professores da área!
Comentários