Fazer uma segunda graduação é uma decisão que algumas pessoas cogitam durante a vida acadêmica. Muitas vezes, o motivo é a insatisfação pelo primeiro curso. Entretanto, uma nova entrada nas salas de aula de uma instituição de ensino superior pode significar complemento de conhecimentos já adquiridos, bem como aumento da remuneração e ascensão de cargos em empresas.
Quando em áreas similares, duas graduações podem ser um benefício profissional. Alguém que já tenha o curso de Jornalismo, por exemplo, pode ampliar os conhecimentos e seguir a área de Marketing, por meio da segunda graduação.
Segundo o coordenador do Núcleo de Empregabilidade do Grupo Ser Educacional, Diogo Galvão, é necessário ter maturidade para escolher o segundo curso. “É interessante avaliar os benefícios a partir de uma decisão coerente, que vai ponderar afinidade com o segundo curso e mercado de trabalho pertinente”, comenta Galvão. O especialista listou alguns benefícios em realizar uma segunda graduação. Confira abaixo:
Multifuncionalidade
Atualmente, as empresas requerem profissionais cada vez mais multifuncionais, que tenham a habilidade de lidar com várias situações e saibam solucionar problemas que envolvam áreas diferentes, porém interligadas.
Maturidade e conhecimento de si mesmo
Passar por dois cursos superiores que tenham ligação mostram a maturidade e o conhecimento que a pessoa tem sobre si mesma, bem como o interesse pela capacitação.
Conhecimento maior de mercado
Ao ingressar em um segundo curso superior, o estudante terá uma visão mais ampla sobre o mercado de trabalho daquela área.
Currículo competitivo
Duas formações que sejam de áreas afin são, com certeza, um acréscimo no currículo e uma forma de ganhar espaço no mercado de trabalho. As empresas buscam profissionais cada vez melhores qualificados e com habilidades amplas, então saem na frente na “corrida” pelo emprego aqueles que podem agregar valor à formação acadêmica.
Comentários