
por Cláudio Foleto
O final de ano é marcado pelos encontros com amigos e familiares. Na maioria das confraternizações, existem muitas opções de pratos saborosos, sendo difícil resistir, comendo além da conta. A Nutricionista e coordenadora do Curso de Nutrição da UNINASSAU Barreiras, Bruna Machado, pondera que se deve escolher alimentos saudáveis e não exagerar. A ideia é aproveitar a época com saúde e não achar que, por ser final de ano, pode tudo. Os excessos sempre carregam doenças e desequilibram as dietas que muitos constroem o ano todo.
“É preciso ter consciência para não exagerar, alguns agem alegando ser a última festa do ano, se alimentando demasiadamente. Existem opções para montar pratos saudáveis sem gastar muito. São alimentos ricos em nutrientes e que saciam a fome, fornecendo energia para aproveitar os momentos sem passar mal”, avalia. Bruna, também chama atenção para o consumo de grandes quantidades de sal e açúcar, presentes nas carnes industrializadas e pratos prontos contendo recheios industriais.
A nutricionista avalia os pratos tradicionais feitos com carnes. “Não precisam ser banidos. Suínos, peixes e aves estão com preços acessíveis e, dependendo do corte, são saborosos e saudáveis”. Bruna ainda destaca o frango como uma substituição excelente pelo baixo preço e valor nutricional igual a outras aves. A ideia é produzir pratos com alimentos vivos que venham da terra. Compras na feira livre é uma excelente alternativa, pois existem inúmeras variedades de alimentos naturais.
É importante lembrar que, para todas as ocasiões, é preciso evitar gorduras e álcool em excesso, afinal, existe um grande risco de mal-estar, podendo estragar a festa. É possível comer de tudo um pouco, prestando atenção na quantidade. A qualidade de vida também depende de pequenos hábitos, construídos diariamente. Para aproveitar melhor a época, o ideal é dar preferência à qualidade e não exceder na quantidade de qualquer alimento ou bebida.
Comentários