Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Psicólogo explica por que algumas pessoas ficam deprimidas no Natal

Profissional traz principais motivos que chegam a deixar pessoas depressivas durante esse período
Assessoria de Comunicação Por: Berg Braga 19/12/2018 - 11:46
Imagem mostra árvore de Natal
Coordenador de Psicologia explicou a depressão de algumas pessoas no Natal
Embora o Natal, uma das festas mais aguardadas durante o ano, seja uma data de alegria e celebração, há pessoas que costumam sentir uma tristeza, angústia e sentimento depressivo durante essa época. No entanto, de acordo com o psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Carlos Mendonça, isto tem explicação.
 
Mendonça explica que este sentimento acontece pelo fato de se tratar de uma data festiva, de muita alegria, realização e contentamento, o que acaba constituindo um período que faz vir à tona aquilo que não vai bem na vida dessas pessoas, como se elas não tivessem o que celebrar. “Um dos principais motivos para essa tristeza seria a frustração, pois o Natal e o final de ano propiciam a reflexão acerca dos sonhos projetados e não realizados, fazendo surgir, muitas vezes, o sentimento de fracasso”, explica. 
 
Ainda segundo ele, outro motivo seria a ausência de alguém querido(a), uma vez que é comum que se sinta tristeza, em momentos especiais, por não estar com alguém que tanto gosta. ‘’Assim, o Natal evoca lembranças, saudades, desejos, nostalgia e melancolia’’, afirma.
 
Mendonça conta que há ainda as pessoas que ficam tristes mediante expectativas não realizadas. “A felicidade não pode estar atrelada a expectativas, porque isso gera ansiedade, insegurança e tristeza, sugando as energias que deveriam estar focadas em traçar novos planos e projetos, a fim de que o novo ano venha desafiador e pronto para conceder todas as conquistas”, destaca o psicólogo.
 

Comentários