Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Psicóloga aborda o papel da amizade no desenvolvimento humano

20 de julho é a data escolhida para celebrar o Dia do Amigo
Assessoria de Comunicação Por: Diogo Cordeiro 20/07/2020 - 15:55
Dia da Amizade
Em tempos de isolamento social, amigos têm sido um forte aliado para deixar a vida mais leve
Derivado do latim “amicu”, amigo significa, segundo o dicionário Aurélio, “aquele que é ligado a outrem por laços de amizade”. Nesta segunda-feira (20) é celebrado o Dia do Amigo, mas, qual a importância de estabelecer laços afetivos? Em tempos de isolamento social, os amigos têm sido um forte aliado para deixar a vida mais leve, além de ajudar a pensar no coletivo, dividir angústias e prospectar sonhos.
 
Segundo a psicóloga da clínica-escola do curso de Psicologia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Fortaleza, Alessandra Vitoriano, na perspectiva da psicologia o ser humano não se constitui sozinho, pois ele é um ser social e necessita dos vínculos para se desenvolver, construir sua personalidade e identidade.
 
“A família é nossa primeira referência de relacionamento, mas na medida em que vamos desenvolvendo nossas habilidades, ampliamos nossas relações para além de laços sanguíneos”, revela. Além disso, a psicóloga afirma que esses vínculos que o ser humano constrói ao longo da vida proporcionam suporte social, acolhimento, ensinam a capacidade de lidar com conflitos, desenvolve amor e verdade.
 
Tecnologia
 
Em relação às novas tecnologias, Alessandra explica que no contexto da Covid-19 o ambiente virtual é uma ótima saída para aproximar as pessoas em isolamento social. “Durante a quarentena rigorosa, o recurso das chamadas de vídeo é muito utilizado para manutenção dos vínculos, possibilitando o compartilhamento de emoções e alívio do sentimento de solidão”.
 
Contudo, a psicóloga avalia que a tecnologia atuando na mediação das relações humanas pode ser contraditória, tendo em vista que ela pode aproximar os que estão distantes, pela facilidade que se tem de interagir com um número maior de amigos nas redes sociais. Por outro lado, se o contato for essencialmente mediado por telas, tem-se a perda de interações e contatos sociais.
 
Amizade x Saúde Mental
 
De acordo com a profissional da UNINASSAU, para se manter uma amizade é necessário tempo de investimento nessas relações, para conversas, compartilhamento de experiências, acolhimento, escuta e prestar atenção no outro.
 
“As pessoas tendem a confiar nos vínculos de amizades mais íntimos e compartilham suas emoções. A partir do momento em que os amigos identificam certa dificuldade para lidar com situações difíceis, é preciso se aproximar e oferecer suporte nos momentos de crise” pontua. Segundo Alessandra, é válido ressaltar que, por vezes, a ajuda de um profissional de saúde mental é fundamental. “O amigo oferece suporte, amor, atenção, mas pode não ser o suficiente para a pessoa superar um momento de maior dificuldade para lidar com suas emoções”, finaliza. 

Comentários