Por Letícia Porat
A UNINASSAU Rio de Janeiro, em parceria com o analista de suporte da Instituição de Ensino Superior (IES), Saulo Mendes, elabora o projeto "Transformando sucata em conhecimento". O objetivo é utilizar aparelhos eletrônicos descartados e danificados para ensinar montagem e manutenção de computadores.
A iniciativa, idealizada pelos estudantes do curso de Ciência da Computação da IES, Pedro Yuri e Victor Cavalcanti, busca reaproveitar ou restaurar componentes, como placas-mãe e HDs, em oficinas práticas. Durante as aulas, os participantes aprendem a desmontar, diagnosticar problemas e remontar as máquinas.
"O que antes era considerado lixo eletrônico se transforma em um recurso educacional poderoso. Estamos dando uma nova vida a essas peças e os alunos aprendem de forma prática e concreta, sem depender de materiais novos”, ressalta Pedro Yuri.
Miguel Carvalho, professor do curso de Tecnologia da Informação da UNINASSAU Rio de Janeiro, destaca que o objetivo é democratizar o aprendizado de hardware e reduzir o descarte de lixo eletrônico. “Por meio desse projeto, mostramos que não é preciso gastar uma fortuna para aprender. O impacto ambiental também é uma grande preocupação nossa. Reutilizar esses dispositivos é uma maneira de diminuir o lixo eletrônico e contribuir para a preservação do meio ambiente”, afirma.
Comentários