A Terceira Idade é uma fase da vida pela qual a maioria dos indivíduos de uma sociedade bem equilibrada e igualitária tende a passar. Pensando nisso a Clínica Escola da Faculdade Maurício de Nassau, em Campina Grande, está ampliando as vagas para o projeto “Enfoque Multidisciplinar na Qualidade de Vida dos Idosos”. Trata-se de um trabalho integrado entre profissionais e estudantes de saúde que atuam na clínica nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.
O projeto entrou em vigência em abril deste ano, com uma turma de apenas 10 idosos. Com o sucesso das atividades, esse número ampliou. Atualmente são três turmas, com mais de 30 pessoas que frequentam as reuniões no período da manhã ou da tarde. Ao todo, são oito profissionais e 36 estudantes de áreas variadas atendem os pacientes.
No início das atividades os idosos passam pelo atendimento com a psicóloga, que visa trabalhar as percepções sobre o envelhecimento sadio, e como conviver bem com alguns fatores novos que não se apresentam na juventude. Em seguida é a vez do atendimento de Enfermagem, depois Fisioterapia que, dependendo da situação do paciente, pode ser encaminhado para tratamento individual realizado na própria Clínica Escola. Posteriormente é a vez dos profissionais de Nutrição completarem o desenvolvimento do projeto com orientações sobre alimentação indicada para cada caso.
Os idosos que participam do projeto podem permanecer na atividade continuamente. O tratamento continuado requer um ou dois acompanhamentos por semana, nos horários da manhã das 8h às 12h, e à tarde das 14h às 18h.Para Denise Almeida, coordenadora da Clínica Escola, o projeto é um sucesso. “As ações do projeto para idosos funcionam bem, pois, a terceira idade vem com a promessa de uma nova visão de mundo, uma postura renovada, que passa a condizer com a condição de idoso. E esses idosos estão interessados em melhor qualidade de vida”, afirmou.
As inscrições no projeto são inteiramente gratuitas e podem ser feitas na recepção da Clínica Escola. Para participar ou saber mais sobre esta ou outras ações realizadas pela Faculdade Maurício de Nassau, está disponível o telefone: (83)2101-8925.
Comentários