Projeto de zooterapia é realizado com idosos da Vila Vicentina

Ação utiliza animais como terapia alternativa no tratamento de problemas psicossomáticos
Por: 09/08/2019 - 11:44 - Atualizado em: 09/08/2019 - 11:48
Idoso faz carinho em animal
Projeto será desenvolvido na Vila Vicentina

Por Cybele Morais

A Faculdade UNINASSAU João Pessoa está retomando o projeto de extensão Zooterapia Aplicada à Melhor Idade, que usa animais como forma de terapia alternativa em tratamentos de pacientes idosos, com os idosos da Vila Vicentina, localizada no bairro da Torre.

O projeto consiste em permitir a inserção dos animais domésticos, principalmente os cães de companhia, nas terapias alternativas voltadas a pacientes geriátricos e avaliar a evolução clínica psicossomática desses idosos submetidos aos tratamentos por meio da zooterapia.

Durante as visitas, realizadas a cada 15 dias, os alunos do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU irão submeter o contato dos idosos com os animais e posteriormente realizar avaliações relacionadas a problemas psicossomáticos como ansiedade, síndromes depressivas e baixa autoestima.

Para o coordenador de Medicina Veterinária da UNINASSAU, Andreey Teles, o projeto é um diferencial para os alunos. “O projeto trabalha a questão do indivíduo se colocar no lugar do outro, além de trazer diversos benefícios aos idosos como a reabilitação, redução de ansiedade e depressão, entre outros”, afirmou.