Os estudantes dos cursos de Saúde da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau aprovados no Projeto de Extensão - Educação em Saúde devem receber treinamentos nesta quarta (13) e quinta-feira (14). A iniciativa foi lançada dia 28 de novembro com o objetivo de levar atendimento gratuito em diversas especialidades para a população.
Entre as ações que serão desenvolvidas pelos estudantes estão palestras, atividades lúdicas e oficinas direcionadas a diversos públicos, desde escolas a empresas, com o intuito de orientar a população sobre os mais pertinentes assuntos ligados à saúde e qualidade de vida. Entre os assuntos trabalhados estão risco e prevenção de doenças, orientação nutricional, física e postural, importância de doação de órgãos, sangue e medula.
A primeira atuação será no Abrigo Cristo Redentor em Jaboatão dos Guararapes, na próxima segunda-feira (18). Durante toda a tarde, os alunos irão proporcionar aos idosos momentos de alegria com brincadeiras, música, contação de histórias, dentre outras atividades.
Projeto
A inauguração do projeto reuniu estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Educação Física, todos aprovados no processo seletivo realizado entre os dias 6 e 20 de novembro. Durante o encontro, os alunos participaram da primeira etapa do treinamento realizado pela coordenadora dos cursos de Saúde, Nara Porto, e pelo coordenador de Pesquisa e Extensão, Thiago Araújo.
Segundo Araújo, a iniciativa valoriza a UNINASSAU como um espaço de ensino e aprendizagem e contribui para a formação do profissional de saúde. "Projetos como estes aproximam os alunos da praxi, onde podem desenvolver as habilidades construídas anteriormente na sala de aula, além de outras tão importantes como oratória e desenvolvimento de aspectos mais humanísticos no atendimento ao público", ressalta.
Nara Porto também reforça que o projeto alia a prestação do serviço de saúde ao ensino e à pesquisa. "É um meio de despertar nos alunos a importância da atenção básica à saúde, no que tange levar a educação à toda população, independente de classe social ou perfil de escolaridade", pontua.
Comentários