
Por Rivia Lima.
O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Fortaleza irá realizar, no dia 16 de outubro, a 2ª edição do projeto Bike sem Barreiras. A ação visa integrar pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida aos espaços de convivência da cidade.
O projeto, que tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), disponibiliza aos participantes do evento três diferentes tipos de bicicletas acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os equipamentos são adaptados para pessoas com deficiência visual, física, mental ou múltipla. São três exemplares: HandBike, Bike Dupla e The Duet, esta última a mais especial de todas, uma bicicleta que carrega uma pessoa tetraplégica, ou deficiência múltipla, com até 120 quilos. O equipamento foi batizado com o nome de The Duet (O Dueto) pois uma pessoa com deficiência sempre tem um ente que o apoia e está constantemente ao seu lado.
O reitor da UNINASSAU Fortaleza, Marcus Pontes, explica que um dos principais objetivos da ação é promover a inclusão, dando a estas pessoas a possibilidade de usufruir da experiência de pedalar. “Queremos continuar despertando nas pessoas com baixa ou nenhuma mobilidade o prazer em participar de uma atividade de lazer, que neste caso é andar de bicicleta. É gratificante podermos proporcionar a estas pessoas momentos de lazer com qualidade e gratuitamente”, destaca Marcus.
O projeto acontece quinzenalmente, com a presença dos alunos do curso de fisioterapia da UNINASSAU, que estarão disponíveis para orientar os usuários e, quando necessário, conduzir as bicicletas. Para participar, o cadastro que deve ser realizado diretamente no local e nos dias do evento.
Serviço
Projeto Bike sem Barreiras
Dia: 16 de outubro de 2021 (Sábado)
Horário: 9h às 13h
Local: Av. Praia de Iracema, 805 – Praia de Iracema / Fortaleza - CearáMais informações: (85) 3201-2419
Comentários