O lançamento do livro "Inovação pedagógica e práticas reflexivas no estágio supervisionado em Educação Física", da professora Palmira Lira, lotou o auditório Capiba, localizado no bloco C da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, na noite dessa quinta-feira (25). A obra contou com a colaboração de Kézia Pereira, Silvia de Albuquerque e Suziely Belém, ex-alunas do curso.
Fruto da dissertação de mestrado da professora, a publicação trata das práticas reflexivas nos estágios e se baseia em uma academia para fundamentar a pesquisa. "O meu projeto era sobre inovação pedagógica, então precisei procurar um local que tivesse esse perfil para fazer o estudo de caso. Envolvi estudantes da UNINASSAU e uma academia, em Olinda, e percebi que eles fazem um belo trabalho junto aos estagiários antes de começarem a atuar", explicou Palmira, que ensina desde 2006 as disciplinas de Dança, Ginástica e Estágio Supervisionado.
A profissional de Educação Física contou ainda por que decidiu divulgar o trabalho. "A intenção de publicar foi justamente pela escassez de literatura sobre estágio. Encontramos artigos relacionados à licenciatura, mas sobre bacharelado é muito difícil. Espero que o livro seja bem proveitoso, principalmente para os alunos, porque abordo muitos temas que eles não têm onde pesquisar", afirmou.
O conteúdo está organizado em duas partes. A primeira fala sobre o que é estágio supervisionado, inovação e reflexão. A segunda traz relatos de experiências das três ex-alunas colaboradoras em uma academia de musculação (Kézia), em uma hidroginástica (Suziely) e no projeto Praia Sem Barreiras (Silvia).
Silvia de Albuquerque contribuiu com o livro ao mencionar sobre a experiência no projeto Praia Sem Barreiras. Para ela, ter participado da obra foi gratificante. "Estou muito feliz e é uma realização de um sonho. Na publicação tive a oportunidade de comentar sobre meu estágio nessa iniciativa tão linda que envolve pessoas com deficiência. Sem dúvida, o que vivenciei no projeto foi fundamental para minha formação e, a escrita desse capítulo, vem corroborar com todo o trabalho que tem sido feito", comemorou.
Comentários