por Rochelli Dantas
O professor Heytor Neco, docente da UNINASSAU Recife, foi agraciado com o Prêmio de Inovação no Ensino Superior "Prof. Gabriel Mário Rodrigues", em reconhecimento pela inovação e excelência em educação no ensino superior. O projeto vencedor foi o "Deliciência: produção de modelos didáticos com doces e materiais de baixo custo". Nele, os estudantes da área de Saúde são desafiados a produzir modelos didáticos relacionados a disciplinas consideradas complexas, como genética, embriologia, imunologia e fisiologia, utilizando doces e materiais acessíveis.
Sob a orientação do Professor Heytor Neco, os grupos de estudantes se envolvem na produção destes materiais, que podem ser comestíveis ou não, e os apresentam com criatividade, cuidado e profundo conhecimento. Essa abordagem inovadora desenvolve competências valiosas, como criatividade, solução de problemas e testagem, enquanto oferece uma compreensão prática e aprofundada de estruturas e processos biológicos.
“Eu percebia nas minhas aulas que citologia e embriologia, por exemplo, eram temas muito complexos para entender só com figura de livro. Então, propus simulações com doces. Logo depois, eu vi que o mesmo poderia ser aplicado com outras disciplinas e aí eles passaram a utilizar também materiais recicláveis ou mais baratos. Quando o estudante está modelando algo, ele sabe o que é cada coisa e consegue fazer a associação de maneira brilhante”, explica o professor Heytor Neco.
Premiação - O Prêmio de Inovação no Ensino Superior "Prof. Gabriel Mário Rodrigues" foi criado pelo Instituto Semesp em parceria com o Consórcio STHEM Brasil. Esse ano, ele foi apresentado durante o Seminário "O admirável Futuro do Ensino Superior", que ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro.
Comentários