Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Professor da UNINASSAU publica artigo em revista internacional

Publicação foi feita em parceria com a fisioterapeuta Anailde Pamplona
Assessoria de Imprensa Por: 05/04/2018 - 11:17 - Atualizado em: 05/04/2018 - 13:55
Professor da UNINASSAU publica artigo em revista internacional
Em parceria com a fisioterapueta Anailde Pamplona, professor Sebastião publicou artigo internacional
Por Beatriz Gianotti
 
O professor doutor e tutor em disciplinas EAD da Faculdade UNINASSAU Natal, Sebastião David Santos Filho e a fisioterapeuta Anailde Pamplona tiveram um artigo publicado na revista científica  internacional “Advances in Tissue Engineering and Regenerative Medicine".
 
O estudo, intitulado como “Hallux Valgus-a Physiotherapy Study with Salt Solution and Ultrasound”, apresenta um novo tratamento fisioterapeutico para   Hallus valgus , popularmente conhecido como “joanete”, que é uma espécie de calombo ósseo que surge no pé, em decorrência do deslocamento do metatarso. Além das dores, a deformação causa dificuldades no caminhar e pode ser problemática para a escolha do sapado adequado.
 
“Essa pesquisa objetiva introduzir um novo tratamento fisioterapeutico com o uso de uma solução salina associada à terapia por ultrasom”, explica o professor Sebastião, ressaltando que por meio da comprovação do estudo já foi disponibilizado um protocolo para patentear o tratamento. “Estamos apenas aguardando a publicação oficial em relação à patente. Com esse tratamento, muitas pessoas terão mais conforto em seus pés e menos dificuldades no dia a dia”, complementa.
 
Ainda de acordo com o professor, ter uma publicação em revistas internacionais é uma maneira de motivar os estudantes a investir na pesquisa para a melhoria da qualidade de vida da população. “É sempre gratificante ver um trabalho sendo reconhecido dentro e fora de nosso país, melhor ainda se pudermos incentivar os futuros profissionais a investirem na pesquisa. Aqui na UNINASSAU trabalhamos a importância da pesquisa na carreira profissional e na vida dos estudantes”, finalizou.
 
A pesquisa publicada avaliou um paciente que possuía um joanete moderado bilateral e não tinha recebido qualquer tratamento específico. Ele foi submetido a uma sessão semanal com solução de sulfato de cobre a 20% através de ultrasom terapêutico e o uso de bandagem elástica. Após 17 dias, o paciente pode calçar sapatos sem nenhum problema. O raio-X mostrou redução da protuberância óssea no Hallux.
 
Os interessados podem prestigiar a publicação neste link.

Comentários