
A produção cientifica em um curso de graduação é um dos mais importantes pilares para a formação dos futuros profissionais. Baseando-se nisso, a Faculdade UNINASSAU Caruaru tem investido cada vez mais para que seus estudantes possam produzir artigos e trabalhos científicos. Seja para revistas, livros ou publicações de trabalhos em eventos, os alunos dos cursos de Engenharia Civil, de Produção e Mecânica têm se destacado a nível nacional e até internacional.
Em 2019 e 2020, dezenas de alunos desses cursos participaram com seus trabalhos acadêmicos de eventos como o 62º Congresso Brasileiro do Concreto, considerado o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos; além do Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia. Ainda foram publicados trabalhos na Revista internacional RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT e no XX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, o maior congresso brasileiro da área de geotecnia, com relevância internacional.
Entre os temas abordados estão a avaliação de elementos de projeto e do estado de conservação de trechos de estrada, a gestão da água e as estratégias de redução do consumo em canteiros de obras, além da preservação ambiental e planejamento urbano. O resultado social do processo de revitalização da Feira da Sulanca, após a obra de execução de drenagem pluvial, também foi objeto de estudo por alguns dos estudantes, orientados por diversos professores do curso.
Segundo o coordenador dos cursos de Engenharia da UNINASSAU Caruaru, Mário Paulo, a publicação e fomentação de trabalhos como esses auxiliam os estudantes a buscarem contribuir cada vez mais com a sociedade, por meio das análises daquilo que buscaram somar aos estudos já existentes. “Ou seja, esses estudos, essas produções cientificas, vão muito mais além da questão acadêmica, mas se tornam importantes para a comunidade como um todo, pois são temas muito relevantes. E esses temas trabalham diversas áreas das engenharias muito ligadas ao meio ambiente, planejamento urbano, por exemplo”, concluiu o coordenador.
A UNINASSAU Caruaru possibilita atividades de produção e trabalhos científicos já a partir do primeiro semestre aos seus alunos. Diversos outros cursos também têm se destacado nesses requisitos, nas áreas de humanas, saúde e exatas.
Comentários