Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Princesa do Sertão: sete curiosidades sobre Feira de Santana

Nesta terça (18), a cidade comemora 185 anos
Por: 10/09/2018 - 11:15 - Atualizado em: 18/09/2018 - 09:00
A cidade, a segunda maior do Estado, apresenta particularidades que todo feirense conhece muito bem
Foto: Divulgação

*Por Elaine Guimarães

Nesta terça-feira (18), a cidade de Feira de Santana, na Bahia, celebra 185 anos de emancipação política. Comemorada inicialmente no dia 16 de junho, a data faz referência à decisão do Governo Imperial para a criação de vilas em todo país. A cidade, a segunda maior do Estado, apresenta particularidades que todo feirense conhece muito bem. Para celebrar o aniversário, listamos sete curiosidades sobre o município. Confira:

1. Formação - Dados históricos atribuem a formação da cidade aos vaqueiros saídos do Castelo de Torre, em Tatuapatra, em direção aos Campos de Jacuípe e Itapororocas. Esse grupo foi precursor da expansão pastoril e crucial para a criação da organização socioeconômica da pecuária na região e em outros lugares do país.

2. Princesa do Sertão - Ao se tornar cidade, em 1873, o município foi batizado de Cidade Comercial de Feira de Santana. Em 1938, a denominação foi simplificada para Feira de Santana. Em visita à cidade, em 1919, Rui Barbosa a chamou de 'Princesa do Sertão'. A homenagem veio pela posição geográfica privilegiada da região.

3 . Abóbora gigante - A construção, localizada às margens da Avenida Presidente Dutra e projetada pelo arquiteto Amélio Amorim, é datada de 1970 e por muito tempo funcionou como a 'Boate Jerimum'. Na época, também funcionava no local um restaurante regional. Abandonada desde a década de 1990, a construção atrai os olhares mais curiosos dos visitantes de Feira de Santana.

4. Feiraguai - A feira se tornou atração e é considerada um dos lugares mais populares do município baiano. Composta por diversas diversas lojas, que oferecem desde produtos eletrônicos até objetos para automóveis, funciona também aos domingos e feriados. A Feiraguai está localizado no Centro da cidade, na Praça Presidente Médici.

5. Times de Futebol -  A cidade de Feira de Santana possui dois times de futebol: Fluminense de Feira Futebol Clube e AD Bahia de Feira. O Fluminense de Feira foi criado, em 1941, por feirenses que eram torcedores do Fluminense do Rio de janeiro. Datado de 1937, o AD Bahia de Feira passou a ser um dos times mais tradicionais do interior nordestino. Em 2013, o time anunciou a parceria com o Esporte Clube Vitória. A partir disso, o clube passou a se chamar Esporte Clube Feira de Santana. No entanto, a CBF não permitiu a mudança e o time continuou como Bahia de Feira.

6. Segurança de Donald Trump - Zelando pela segurança do presidente norte-americano Donald Trump, durante a cerimônia de posse, estava o fuzileiro naval Alex Barros. Natural de Feira de Santana, o militar foi morar nos EUA aos 16 anos e se tornou fuzileiro aos 21 anos.

7. Presença alienígena na cidade - Em 1995, Feira de Santana ganhou destaque na mídia graças a um suposto ovni que apareceu na cidade. Na época, contava-se que um fazendeiro, conhecido como Beto Lima, estava caçando em sua propriedade quando encontrou um objeto dentro de uma lagoa. O relato do fazendeiro foi encaminhado, por meio de carta, aos pesquisadores Alberto Romero, do Grupo de Pesquisas Aeroespaciais Zênite (G-PAZ), e Emanuel Paranhos, da Sociedade de Estudos Ufológicos de Lauro Freitas (SEULF), localizados na Bahia. Emissoras de televisão também foram avisadas sobre o “mistério”. Acredita-se que Beto resgatou duas criaturas e o ovni. A história passou por investigação e, em 1998, foi suspensa. Após isso, novos relatos sobre o caso foram surgindo e uma nova carta foi enviada aos investigadores. No entanto, a aparição das criaturas e do objeto continua um mistério entre os feirenses. Confira o vídeo:

 

Comentários