
Alergias e intolerâncias alimentares em crianças são temas que precisam ser cada vez mais discutidos. Com o objetivo de dar visibilidade a essa causa, a Faculdade UNINASSAU Fortaleza promove, nesta quarta-feira (9), duas oficinas sobre o tema. As oficinas serão ministradas pela presidente da Associação dos Familiares e Amigos de Crianças com Alergia Alimentar (Afac), Aline Saraiva, e pela empreendedora do ramo, Luana Bandeira. A programação, que acontece das 14h às 18h, é voltada para os estudantes do curso de Gastronomia da Instituição.
As oficinas têm como temas “Cozinha Inclusiva – alergia alimentar e celíacos” e “Receitas culinárias para alérgicos e intolerantes”. Segundo Aline Saraiva, o evento tem como intuito evitar a contaminação cruzada dos alérgicos no trabalho dos alimentos e higienização dos utensílios de cozinha. “Será um momento de teoria e prática sobre como é importante a adaptação da cozinha, realizando, assim, a inclusão de alérgicos e intolerantes na sociedade”, frisa.
No cargo de presidente da Afac há quatro anos, Aline Saraiva, explica que houve avanços consideráveis quanto à discussão do tema. Ela destaca que é preciso também “trazer o debate para o campo acadêmico, a fim de formar profissionais conhecedores dessa realidade, para que o futuro gastrônomo seja um agente transformador”.
A coordenadora do curso de Gastronomia da UNINASSAU, Uiara Martins, revela que o momento vai servir como conscientização dos alunos quanto a essa temática, que cada vez mais tem sido discutida no contexto gastronômico. “Os estudantes precisam ter esse olhar de cuidado e responsabilidade social”, aponta.
Serviço - Oficinas
14h às 16h – Cozinha Inclusiva: alergia alimentar e celíacos (UNINASSAU Doroteias)
16h às 18h – Receitas culinárias para alérgicos e intolerantes (UNINASSAU Doroteias)
Comentários