Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Preparar ceia de Páscoa ajuda a controlar ansiedade

O planejamento das refeições pode gerar bem-estar na quarentena
Assessoria de Comunicação Por: Susy Guimarães 09/04/2020 - 17:56
Diante da epidemia do coronavírus a forma mais eficiente de frear a sua disseminação é a quarentena. Em meio à pandemia, acontece a Páscoa e cada um, em sua casa, pode criar uma bela ceia, começando com um planejamento das refeições.
 
“Preparar a ceia, pode colaborar com o emocional. Nos primeiros dias de quarentena muitas pessoas comentaram que já comeram toda a comida programada para 15 dias. Outras afirmam que estão rezando para a quarentena terminar logo para que elas não engordem tanto”, comentou a nutricionista e professora da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Aracaju, Elizabete Silva Filha.
 
Ela observa que em momentos críticos, ansiosos, onde a situação fica fora do controle, entram um turbilhão de emoções e muitas vezes as pessoas expressam estes sentimentos comendo demais. “Em algumas pessoas este desejo perde o controle e surge com sensação de culpa. Um ponto importante é tentar identificar que emoções, sentimentos e anseios estão levando a este comportamento”, atenta a nutricionista.
 
Elizabete aconselha a arrumar a mesa para as refeições, durante a Semana Santa, como forma de manter o equilíbrio, buscando testar receitas inovadoras deixando o ambiente descontraído, além de tentar um plano de adaptação as restrições. “Essas são estratégias que ajudam no controle e na compreensão das necessidades reais de se alimentar. Por fim, não existem alimentos proibidos nem permitidos, tudo é uma questão de equilíbrio e a forma que comemos”, disse a especialista.

Comentários