Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Opinião


Preconceito: Qual o seu conceito?

Assessoria de Comunicação Por: 18/12/2018 - 12:33
Imagem mostra mãos
Preconceito: Qual o seu conceito?
Por Rosangela Santos e Santos, coordenadora de Serviço Social da Faculdade UNINASSAU Parnaíba.  
 
Embora a ciência tenha comprovado que, do ponto de vista biológico, não há raças e sim uma única raça, a humana, os índices de desigualdades raciais tendem a revelar o quão distantes as conclusões da ciência genética estão da realidade vivida pelas pessoas que carregam em seus corpos as marcas de ancestralidade africana.
 
Em todas as esferas da vida social, as populações negra e indígena são as que mais aparecem em desvantagens socioeconômicas e de representação em espaços de poder e decisão. Inúmeras pesquisas retratam que, na saúde, por exemplo, são as mulheres negras que representam os maiores índices de mortalidade materna. São elas também que exercem, majoritariamente, os trabalhos domésticos e recebem os mais baixos salários. Na educação, são os(as) negros(as) que ingressam mais tardiamente nos espaços escolares e são os(as) que saem (“evadem”) mais precocemente. Em relação ao acesso à justiça, a desigualdade se mantém. As penas mais duras são aplicadas aos(às) negros(as), mesmo quando cometem os mesmos crimes praticados por brancos(as). Os(as) jovens negros(as) são as maiores vítimas.
 
Face a essa realidade, a Faculdade UNINASSAU Parnaíba, sempre atenta, promove projetos de Responsabilidade Social contemplando a reflexão sobre o preconceito racial, a exemplo da Semana da Consciência Negra, promovida em parceria com o NEABIT – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Povos Tradicionais.

Comentários